pau-mulato
pau-mu·la·to

sm
Bot
1 Denominação comum a diversas árvores, de gêneros e famílias distintos, que ocorrem no Brasil, caracterizadas pela madeira pardacenta, empregado em caixotaria, carpintaria etc.
2 Árvore (Calycophyllum spruceanum) da família das rubiáceas, nativa do Norte do Brasil, de madeira clara e dura, que se torna escura depois de certo tempo. O tronco é ereto e, quando novo, é dotado de casca de tom pardo, tornando-se vermelha, depois verde e, finalmente, marrom. Suas folhas são oblongas e produz pequenas flores alvas, organizadas em cimeiras, e frutos em cápsulas; mulateiro, muleteiro.
3 Árvore de grande porte (Qualea coerulea), da família das voquisiáceas, nativa do Norte do Brasil, de madeira de boa qualidade; possui folhas rígidas e obovadas, grandes flores violáceas, amarelas na base, dispostas em racemos; pau-de-mastro, quaruba, quaruba-azul.
4 Árvore de grande porte (Qualea dinizii), da família das voquisiáceas, nativa do Norte do Brasil, abundante no Pará, geralmente de casca lisa, flores azuladas, organizadas em racemos, e frutos em cápsulas; quaruba, quaruba-azul.
5 Árvore de pequeno porte (Vochysia micrantha), da família das voquisiáceas, nativa do Centro-Oeste do Brasil, abundante em Goiás, de madeira dura e casca adstringente; apresenta folhas coriáceas e pequenas flores violáceas e afastadas.
6 A madeira dessas árvores.
7 V muirajuba.
8 V pracaxi.
9 V quataquiçaua, acepção 2.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARESPl: paus-mulatos e paus-mulato.
ETIMOLOGIAvoc comp.
Topo ↑