condicionamento
con·di·ci·o·na·men·to

sm
1 Ato ou efeito de condicionar.
2 Subordinação dos desejos ou aspirações do ser humano a determinados preceitos sociais, morais, religiosos, ideológicos etc.
3 Conjunto das circunstâncias em que ocorre um fato.
4 Ato ou efeito de controlar a umidade e a temperatura de um produto, especialmente alimento, a fim de mantê-lo em condições adequadas.
5 Fisiol, Psicol Processo pelo qual se estabelece um comportamento novo num indivíduo, associando, por meio de repetição, um estímulo a uma reação não natural, criando-se assim um reflexo condicionado, tornando o comportamento controlado e previsível.
6 Tecn Processo de umidificação e limpeza de microfilmes.
EXPRESSÕESCondicionamento clássico, Psicol: associação repetida entre um estímulo neutro (uma luz, uma imagem, um som, um perfume etc.) e um estímulo incondicionado (um choque elétrico, um alimento quando há fome etc.) que gera uma resposta reflexa, de tal maneira que o estímulo neutro acaba por adquirir o poder de provocar no indivíduo uma reação bem semelhante àquela causada pelo estímulo incondicionado; condicionamento pavloviano.
Condicionamento físico, Esp: melhora ou recuperação das condições musculares e fisiológicas mediante exercícios; preparo físico.
Condicionamento pavloviano, Psicol: V condicionamento clássico. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARESAntôn: descondicionamento.
ETIMOLOGIAder de condicionar+mento, como fr conditionnement.
Topo ↑