elemento e·le·men·to sm1 Cada uma das substâncias básicas ou primordiais das quais, segundo os filósofos da Antiguidade grega, se compunha o Universo físico. Remonta a Aristóteles a doutrina de quatro elementos (fogo, ar, água e terra), que se manteve durante toda a Idade Média.
2 Cada uma das substâncias básicas, formadas por uma só espécie de átomos, as quais não podem ser decompostas por meios químicos e que, sós ou em combinação, constituem toda a matéria. A Química enumera 103 elementos, dos quais 92 existem na crosta terrestre e na atmosfera, sendo os 11 restantes (transurânicos) produtos de laboratório.
3 Cada uma das partes integrantes e fundamentais de uma coisa.
4 Ambiência ou meio em que se vive ou vegeta:
A água é o elemento dos peixes. 5 Conjunto de dois eletrodos numa pilha ou num acumulador.
6 Indivíduo tido como pertencente a um todo social:
Só anda com maus elementos. 7 Usado, na linguagem policial, como indeterminador de pessoa:
O elemento desapareceu assim que viu o camburão. elementos sm pl1 Primeiras noções; rudimentos.
2 Aquilo que ajuda a formular um juízo ou a desenvolver um raciocínio; dados, material:
Elementos estatísticos. EXPRESSÕESElemento adicional: um dos elementos de uma bateria de acumuladores que podem ser postos em circuito ou fora de circuito para ajustar a tensão.
Elemento de aquecimento: parte de um aparelho elétrico de aquecimento, na qual a energia elétrica é transformada em calor.
Elemento de terras raras: cada um de uma série de elementos metálicos cujos óxidos são as terras raras e que compreendem os 14 elementos que seguem o lantânio, com números atômicos 58 a 71 e comumente o próprio lantânio e, segundo alguns cientistas, ainda o ítrio e o escândio; metais de terras raras.
Elemento identidade,
Álg: em uma operação binária definida sobre um conjunto, elemento que reproduz outro conjunto, qualquer que seja ele; elemento neutro.
Elemento indicador: elemento usado como indicador em pesquisas.
Elemento neutro,
Álg:
V elemento identidade.
Elementos magnéticos: nome dado ao conjunto da inclinação, declinação e componente horizontal do campo magnético terrestre.
Estar no seu elemento: encontrar-se em um ambiente propício:
Estar como peixe na água. ETIMOLOGIAlat elementum.