fortaleza
for·ta·le·za

sf
1 Qualidade ou característica de forte; robustez, vigor: “– Pode ser, meu colega; mas a esperança é própria das espécies fracas, como o homem e o gafanhoto; o burro distingue-se pela fortaleza sem par […]” (JAl2).
2 fig Força moral; firmeza: “Bonifácio Odulfo, depois de uma noite em claro em que somente a fortaleza de Henriqueta evitara que chegasse a um colapso nervoso, até mesmo uma congestão, aceitara o fato com calma” (JU).
3 fig Solidez ou segurança de alguém ou de algo: “– À casa, à casa! – comandou a baronesa, lembrando a estampa de fortaleza e resignação que o pai ostentara quando a mãe morrera e se determinando a reproduzi-la” (JU).
4 fig O que resiste à ação ou às influências do exterior: É impressionante a fortaleza deste rapaz; nunca se deixou influenciar pelos amigos envolvidos com drogas.
5 Mil Fortificação destinada a defender uma cidade ou uma zona territorial; forte: “Conversaram muito. O jovem par contou a agitação política do Rio, a revolta da fortaleza de Santa Cruz; Dona Adelaide, a epopeia da mudança, móveis quebrados, objetos partidos. Pela meia-noite todos foram dormir com uma alegria particular […]” (LB2).
6 por ext Casa escondida, com forte esquema de segurança, geralmente utilizada para atividades ilegais: Os traficantes tinham uma fortaleza, no meio de uma mata fechada, perto da fronteira.
7 Bot Planta herbácea (Pellionia daveauana), da família das urticáceas, nativa do sudeste da Ásia, de folhas ovaladas, avermelhadas, com as bordas bronzeadas, e flores dispostas em corimbo que, ao serem colhidas ainda em botões, se abrem com o calor da mão e espalham pólen, dando a impressão de terem explodido e liberado fumaça.
ETIMOLOGIAprov fortaleza, como esp.
Topo ↑