radical
ra·di·cal

adj m+f
1 Relativo ou pertencente à raiz.
2 Que parte ou provém da raiz.
3 Relativo à base, ao fundamento, à origem de qualquer coisa; básico, fundamental: A característica radical daquela cidade era ser rural.
4 Que é tão completo quanto possível: Fez um tratamento radical contra a doença.
5 Que se opõe ao que é conservador ou tradicional: Apresentou propostas radicais para combater a violência.
6 coloq Que requer muita destreza, habilidade e coragem por ser difícil, violento ou perigoso: Os aficionados do esqueite ficaram impressionados com as manobras radicais dos competidores.
7 Que pretende reformas absolutas na política, na economia e na sociedade: Partido radical.
8 Bot Que se origina da raiz de uma planta: Tubérculo radical.
9 Bot Que procede da base de um caule ou de um caule subterrâneo: Folhas radicais.
adj m+f sm+f
Polít Que ou o que é sequaz do radicalismo: O jovem radical pregava as suas ideias nas portas das fábricas e das universidades. Os radicais nunca se abrem para o diálogo.
sm
1 Gram, Ling Elemento que encerra a significação lexical da palavra; é a parte da palavra sem prefixo, infixo ou sufixo; morfema lexical, semantema (em terra, terreno, terrestre, enterrar e aterrar, terr- é o radical, elemento comum a todas essas palavra e que contém o seu significado básico).
2 Mat Sinal que se coloca antes das quantidades a que se deve extrair alguma raiz.
3 Mat A raiz indicada de um número.
4 Quím Corpo simples ou composto, que entra na formação de um ácido ou de uma base, combinado com o oxigênio ou com outro elemento.
EXPRESSÕESRadical chique, coloq: pessoa de alta renda, com destaque social, que se associa a grupos políticos radicais ou a representantes de minorias, defendendo os mesmos ideais.
Radical livre, Quím: átomo ou grupo de átomos ou moléculas com um ou mais elétrons ímpares, que participam de muitas reações, como polimerização, oxidação, craqueamento etc.
ETIMOLOGIAder do lat radix, -ĭcis+al1, como fr radical.
Topo ↑