desatar
de·sa·tar

vtd
1 Desfazer (laço ou nó): Ele desatou o nó com facilidade.
vtd, vtdi e vpr
2 Desprender(-se) ou soltar(-se) o laço ou nó de: “Marreta terminou de desatar os nós que a prendiam” (ER). “[…] a comadre veio à sala, apagou as velas que estavam acesas a Nossa Senhora; foi depois desatar a fita da cintura da Chiquinha e tirar-lhe do pescoço os bentinhos” (MAA). O cadarço de seu tênis desatou-se, e ele nem percebeu.
vtdi e vpr
3 fig Livrar(-se) de algo com que se está envolvido; desvencilhar(-se): O pai tentou desatá-la do noivado com aquele sujeito. Ulisses desatou-se dos vínculos familiares e viajou sozinho.
vtd
4 Encontrar saída ou solução para dificuldades ou dúvidas; resolver, solucionar: Ela desatou todos os problemas que o atormentavam.
vtd
5 Anular acordo, contrato, pacto etc.; dissolver, rescindir: O advogado desatou o seu compromisso sem problemas.
vtd, vti e vpr
6 Começar de repente algo inesperado ou que provoca surpresa; manifestar(-se): Ao ver a cena, desatou risadas. “De repente, o marquês desatou numa gargalhada, o que era quase mais amedrontador do que sua aparente frieza” (EL1). “As notas que desatavam-se dos lábios de Aurélia, possantes de vigor e harmonia, deixavam após si um frêmito, que lembrava o silvo da serpente” (SEN).
vtd e vpr
7 Tornar(-se) mais à vontade, mais solto ou expansivo: Os amigos conseguiram desatar a tímida jovem. Bastava um copo de vinho para ela se desatar.
vpr
8 Produzir em abundância; desabrochar-se: A natureza se desata em frutos saborosos.
vtd
9 p us Soltar ao vento (bandeira, velas etc.); desfraldar: Os marinheiros desataram as velas e zarparam.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARESAntôn: atar.
ETIMOLOGIAvoc comp de des-+atar, como esp.
Topo ↑