brinco
brin·co

sm
1 p us Ato de brincar; brincadeira, jogo, passatempo.
2 p us Coisa destinada ao divertimento de crianças; brinquedo: Apesar de já estar na adolescência, adora uns brincos infantis.
3 p us Ato, dito ou comportamento brincalhão, divertido ou zombeteiro; gracejo, zombaria: Todos sempre riam dos brincos do menino.
4 p us Ato de enganar por brincadeira; engano, logro, motejo: A afirmação de que tinha ganho um prêmio na loteria foi mais um dos seus brincos.
5 Adorno, bijuteria ou joia que se usa nas orelhas: “Mas um mulato longilíneo, de brinco na orelha esquerda, cabelo alisado e óculos escuros, desce pela porta de trás e convida-me a entrar no carro. Sento-me entre ele e um que parece seu irmão gêmeo […]” (CB).
6 Enfeite ou objeto decorativo a ser usado no corpo ou como enfeite para a casa; adereço, ornamento, paramento: Minha amiga comprou vários brincos para a casa nova.
7 Palavra-ônibus que designa um grande número de qualidades positivas: “Na repartição, cumpria religiosamente os seus sacratíssimos deveres de funcionário. Sempre foi assim; mas, após o casamento, aumentou de zelo, a fim de pôr a secção do sogro que nem um brinco, em questão de rapidez e presteza no andamento e informações de papéis” (LB1).
8 Coisa feita com grande apuro, esmero ou requinte: A festa do casamento estava um brinco.
9 Coisa(s) que se encontra(m) em perfeito estado de arrumação (mobiliário, dependências de uma casa, objetos pessoais etc.): “O segundo andar vivia, pois, num brinco; nem um escarro seco no chão. Os móveis luziam, como se tivessem chegado na véspera da casa do marceneiro; as roupas da cama eram de uma brancura fresca e cheirosa; […]” (AA2). O quarto dele ficou um brinco depois da faxina.
10 Náut Pedaço de cabo de aço ou de amarreta que se prende, com um dos chicotes, a outra peça bem firme (p ex, a um olhal) e que tem, no outro chicote, um gato de escape que permite engatar um cabo de reboque.
11 Náut V braçalote.
12 Par de bandarilhas colocadas próximo das orelhas do touro.
13 Reg (S.) Corte que se faz na orelha dos gados bovino, suíno e ovino, deixando-os com retalhos de couro pendentes nessa parte da cabeça.
14 Reg (S.), Zool Apêndice adiposo que pende do maxilar inferior de alguns porcos e do pescoço de alguns caprinos e ovinos.

brincos sm pl
Bot V mimo-de-vênus.
ETIMOLOGIAlat vincŭlum, como esp.
Topo ↑