calendárioca·len·dá·ri·osm1 Cron Divisão do tempo em anos, meses e dias, de acordo com certas convenções e com certos fenômenos astronômicos; cronônimo:
“Não posso, não quero falar-te desse mês que foi-me a página arrancada a algum calendário do inferno” (RP).
2 Tabela prefixada com as datas de determinados acontecimentos:
“[…] desenvolve pessoalmente os cardápios, supervisiona a cozinha e é responsável pelo agitado calendário dos eventos” (RN).
EXPRESSÕESCalendário civil,
Cron: aquele que apresenta o ano como formado de determinado número de dias e meses, de acordo com a cultura de cada povo.
Calendário cósmico,
Astr: cronologia relativa ao cosmos que procura agregar a vida do Universo em um ano, desde a Grande Explosão até os dias de hoje.
Calendário eclesiástico,
Cron: aquele que segue as festas fixas e móveis das igrejas cristãs.
Calendário egípcio,
Cron: o que era usado no Egito antigo, formado por anos de 365 dias, agrupados em 12 meses de 30 dias cada um e cinco dias acrescidos ao ano.
Calendário grego,
Cron: usado na Grécia antiga, vindo de Atenas, formado de 12 meses de 29 e 30 dias alternados, iniciando no solstício de verão e 11 dias mais curto que o ano solar.
Calendário gregoriano,
Cron: resultado da reforma do calendário juliano, em 1582, criado pelo papa Gregório XIII, de uso universal, no qual, a cada quatro anos, há um ano bissexto.
Calendário hebreu, israelita ou judeu,
Cron: calendário de origem lunar com 12 meses, que começam sempre na lua nova, cuja contagem parte da data, considerada por esse povo, do dia da criação (3761 a.C.).
Calendário juliano,
Cron: calendário introduzido por Júlio César em 45 a.C. que consiste em 365 dias, dividido em 12 meses de 29 e 31 dias alternadamente, resultado do calendário romano, e no qual, em cada quatro anos, se intercala um ano de 366 dias.
Calendário lunar,
Cron: aquele que tem como base os movimentos da Lua.
Calendário lunissolar,
Cron: calendário baseado nos movimentos da Lua em torno da Terra e desse planeta em torno do Sol.
Calendário mulçumano,
Cron: calendário lunar composto de 12 meses de 30 e 29 dias, que tem como início sempre na lua nova, 10 a 11 dias antes do gregoriano.
Calendário perpétuo,
Cron: calendário, que, apesar de ter sido proposto como universal por várias vezes, ainda não foi aceito; é organizado de forma que as datas do ano são fixas em relação aos dias da semana.
Calendário republicano,
Cron: calendário instituído no século XVIII pela Revolução Francesa, que dividia o ano em 12 meses de 30 dias, dedicava os cinco dias restantes às festas republicanas e começava no equinócio de outono no hemisfério norte, somente substituído pelo gregoriano no começo do século XIX.
Calendário romano,
Cron: calendário utilizado na Roma antiga antes do calendário gregoriano, não tinha uma regra fixa, variando de acordo com os trabalhos relativos à agricultura e com os movimentos políticos e religiosos daquele momento.
Calendário solar,
Cron: calendário organizado de acordo com os movimentos da Terra em torno do Sol.
ETIMOLOGIAlat calendarĭum.