unha-de-gato
u·nha-de-ga·to

sf
Bot
1 Denominação comum a várias plantas da família das leguminosas, em especial dos gêneros Acacia e Mimosa, dotada de folhas bipenadas, espinhos penetrantes e inflorescência em panículas.
2 Arbusto e raramente erva (Acacia adherens), da família das leguminosas, geralmente com espinhos, folhas bipenadas, flores pequenas, sésseis, em panículas, frutos de ovais a lineares, membranosos ou lenhosos, com sementes grandes; agarra-compadre, nhapindá.
3 Planta escandente (Acacia paniculata), da família das leguminosas, nativa do Brasil e das Guianas, com folhas pinadas, folíolos lineares, flores brancas, dispostas em capítulos globosos, e vagens achatadas. É uma planta melífera, com propriedades medicinais e, por sua beleza, é muito cultivada como ornamental; barbadinho, jaguaripe, sessenta-feridas.
4 Arbusto pubescente (Mimosa malacocentra), da família das leguminosas, nativa do Ceará ao Rio de Janeiro, dotada de espinhos, com folhas pinadas, flores brancas em panículas terminais e vagens brilhantes; espinho-de-cerca, jureminha.
5 Planta escandente (Machaerium uncinatum), da família das leguminosas, nativa de São Paulo, de folhas com folíolos alongados, flores roxas em panículas terminais e vagens pequenas; agarra-saia, arranha-dedo, arranhadeira.
6 V espinho-de-maricá.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARESPl: unhas-de-gato.
ETIMOLOGIAvoc comp.
Topo ↑