norma
nor·ma

sf
1 Tudo que estabelece e regula procedimentos; padrão, preceito, princípio, rédea, regra: A vida privada de uma pessoa é inviolável, e o Estado deve garantir o cumprimento dessa norma.
2 No campo da conduta humana, a diretriz de um comportamento socialmente estabelecido e geralmente aceito: “Vivemos […] uma crise de valores, […] onde o desrespeito converte-se em norma de trato […]” (JU).
3 Base ou medida que serve como modelo de desempenho habitual de um determinado grupo.
4 Bot V escumilha, acepção 3.
5 Edit Abreviação do título de uma obra, colocada junto ao número do caderno na assinatura impressa na primeira página de cada caderno do volume.
6 Mat Módulo, intensidade ou comprimento de um vetor.
7 Álg Num sistema de coordenadas cartesiano, a raiz quadrada da soma dos quadrados das coordenadas.
8 Miner Composição mineral teórica ou hipotética de uma rocha que é calculada por análise química específica e expressa através de minerais-padrão.
EXPRESSÕESNorma culta, Socioling: variedade linguística usada por falantes com alto grau de letramento dentro de uma comunidade linguística.
Norma jurídica, Jur: V norma legal.
Norma legal, Jur: preceito obrigatório imposto e reconhecido como tal pelo Estado e transformado em lei; disposição legal, norma jurídica.
Norma padrão, Gram, Ling: modelo de língua idealizado, prescrito pelas gramáticas normativas, que definem e estabelecem o padrão linguístico a ser seguido pelos falantes de uma determinada língua.
Normas urbanas de prestígio, Socioling: termo que designa os falares urbanos utilizados por aqueles que desfrutam de maior prestígio social, cultural e político dentro de uma comunidade linguística e geralmente estão associados à escrita e à tradição literária.
ETIMOLOGIAlat norma.
Topo ↑