cama
ca·ma

sf
1 Lugar em que uma pessoa ou animal pode deitar-se e/ou dormir com relativas condições de conforto: “Não admitia uma cama sem travesseiros, um almoço sem talheres e uma alcova sem espelhos” (AA2).
2 Lugar no campo onde o capim fica amassado e os animais costumam dormir.
3 Lugar, na mata, onde os animais fazem um círculo limpo com folhas secas para dormir ou descansar.
4 Qualquer buraco no solo, toca ou abrigo usado para dormir ou repousar, em especial, por animais nas florestas.
5 Móvel construído com um estrado e guarnecido de um colchão em que as pessoas se deitam para dormir ou descansar; leito.
6 fig Ato de repousar; descanso.
7 Superfície forrada ou coberta de material macio, sobre a qual são expostos ou acondicionados objetos frágeis e quebradiços.
8 Parte amassada ou achatada de frutos de certas plantas rasteiras que pousam no chão.
9 Leito de rio, lago, lagoa etc.
10 fig Relações sexuais; ato ou momento da cópula.
11 Terreno com escavação correspondente à forma do objeto nele assentado.
12 pej Local onde alguém é mantido preso; cadeia, prisão.
13 fig Forma curva, envergada ou inclinada de um objeto longo e flexível que pende em determinada direção.
14 Gráf Nas máquinas impressoras tipográficas, superfície plana, semelhante a uma mesa, onde são fixadas as fôrmas; cofre1.
15 Gráf Almofada, ou sua parte inferior, que, nas impressoras, fica em contato com o cilindro.
16 Agr Base plana onde é depositado o preparado de material orgânico para o cultivo de cogumelos comestíveis.
EXPRESSÕESCama de campanha: cama utilizada por militares, facilmente armável e desarmável: “Euclides despertava, enfim, em sua cama de campanha, na tenda” (LA1).
Cama de gato: a) brincadeira infantil em que um barbante com as pontas amarradas deve passar por entre os dedos de um dos participantes, que vai criando variadas disposições ou armações, e, a seguir, um segundo participante deve retirar esse barbante com os dedos, sem desmontar a forma disposta; b) golpe ou brincadeira infantil em que uma pessoa provoca a queda de alguém, empurrando-o em direção a uma terceira pessoa que se encontra agachada atrás dele; c) Fut lance em que o jogador agacha-se atrás do adversário que salta para cabecear com o objetivo de desequilibrá-lo e provocar sua queda quando voltar ao solo.
Cama de varas: a) cama rústica, em geral montada sobre varas ou pedaços de madeira; b) fig trabalhador rural, especialmente aquele que vive em alojamentos improvisados, trabalhando no cultivo de terra alheia.
Cama de vento: cama dobradiça, portátil, construída com uma armação de madeira ou de metal leve, com um leito de lona.
Cama elástica, Esp: estrutura de ferro ou aço, com pés, sobre a qual é estendida uma rede flexível e resistente, capaz de suportar o peso dos atletas que fazem acrobacias sobre ela.
Cama e mesa, coloq: a) intimidade doméstica ou conjugal; b) fig amizade, mancebia, relacionamento íntimo: “[…] aquele tipo! um miserável, um sujo, que não pusera nunca um paletó, e que vivia de cama e mesa com uma negra!” (AA1).
Cama feita, coloq: com o terreno preparado; situação anteriormente combinada de modo a não haver empecilhos ou obstruções para a realização de um objetivo.
Bater a cama nas costas, coloq: cair em sono profundo rapidamente.
Cair da cama, coloq: dar com os burros n’água, sair-se mal, falhar, fracassar.
Cair de cama, coloq: adoecer, sendo obrigado a permanecer no leito, em repouso: “[…] caíra de cama, com um febrão de quarenta graus” (AA1).
Cair na cama, coloq: deitar-se para dormir ou adormecer em estado de exaustão ou torpor, sem preparar-se devidamente.
De cama: doente, em repouso, deitado na cama: “[…] foi chamada uma mulher que estava de cama, com uma febre qualquer” (MS).
Fazer a cama: preparar ou arrumar a cama para dormir, dispondo adequadamente os lençóis, travesseiros, colchas, cobertores etc.
Fazer a cama de ou a: preparar castigo ou vingança para alguém.
Fazer a cama para ou a, coloq: realizar um trabalho ou tarefa difícil para outrem.
Ir para a cama: ir dormir, repousar.
Ir para a cama com, coloq: manter relações sexuais com: “[…] um pacto segundo o qual nenhuma delas aceitaria ir para a cama com Salomão” (MS).
ETIMOLOGIAibero-romano *cama, como esp.
Topo ↑