diarreia
di·ar·rei·a
(éi)

sf
Med Eliminação frequente de fezes líquidas. A diarreia é provocada por alergia a alguns alimentos ou comida contaminada ou estragada e, às vezes, por causas emocionais; afitamento, afito, borra, caganeira, cambras, caseira, corredeira, destempero, ligeira, piriri, reira, sedeca, soltura, soltura do ventre.
EXPRESSÕESDiarreia branca, Vet: denominação comum a várias doenças de aves e mamíferos, caracterizadas por evacuações pálidas ou esbranquiçadas.
Diarreia branca bacilar, Vet: V pulorose.
Diarreia branca dos pintos, Vet: V pulorose.
Diarreia de verão, Med: diarreia aguda, especialmente de crianças, que prevalece na época do calor e é comumente causada pela ingestão de alimentos contaminados por microrganismos responsáveis por infecções gastrintestinais; desidratação.
Diarreia dos bezerros, Vet: V diarreia dos vitelos.
Diarreia dos vitelos, Vet: diarreia infecciosa dos vitelos e, às vezes, de cordeiros, que ocorre logo após o nascimento e se caracteriza por evacuações profusas, branco-amareladas. É acompanhada de grande prostração, respiração acelerada, temperatura subnormal e é causada por bactérias coliformes; diarreia dos bezerros.
Diarreia estercorácea, Med: diarreia acompanhada de cólicas após dois ou três dias de constipação.
Diarreia tropical, Med: doença crônica de deficiência, caracterizada por boca e língua chagadas, catarro gastrintestinal e diarreias periódicas com evacuações espumosas, gordurosas e fétidas. Há perda de peso, astenia e anemia macrocítica.
ETIMOLOGIAgr diárrhoia, como esp diarrea.
Topo ↑