pulgão
pul·gão

sm
Zool
1 Denominação comum aos pequenos insetos homópteros, de gêneros variados, da família dos afidídeos, cujo corpo mole, desprovido ou não de asas, pode apresentar formatos distintos, geralmente de coloração parda ou verde tirante a laranja, que atacam os vegetais, por vezes plantações inteiras, podendo transmitir várias doenças ao homem e aos animais domésticos; mela, morilhão, piolho-de-planta, piolho-dos-vegetais, pulgão-de-planta.
2 Inseto homóptero (Myzus persicæ), da família dos afidídeos, encontrado no Sul do Brasil, de corpo alongado verde-claro e provido de antenas mais escuras, que ataca certos vegetais e transmite algumas viroses ao homem; pulgão-verde.
3 Pulgão (Toxoptera aurantii) da família dos afidídeos, que ocorre no Leste do Brasil, e ataca principalmente as plantas cítricas e o cacaueiro; pulgão-da-laranjeira.
4 Pulgão (Eriosoma lanigerum) da família dos afidídeos, encontrado no Sudeste do Brasil, de corpo negro, luzente, com algumas espécies aladas e outras ápteras, revestido por uma espécie de cera branca por ele segregado, carmim, piolho-vermelho-da-macieira, pulga-da-macieira, pulgão-carmim, pulgão-lanígero, pulgão-lanígero-da-macieira, pulgão-vermelho-da-macieira.
5 Inseto homóptero (Toxoptera graminum), da família dos afidídeos, que ocorre no Sul do Brasil, de corpo oval verde-claro, desprovido de asas, com antenas e olhos mais escuros, que ataca principalmente a plantação de trigo; pulgão-da-aveia, pulgão-dos-cereais, pulgão-do-trigo, pulgão-verde-das-gramíneas, pulgão-verde-dos-cereais, pulgão-verde-do-trigo.
6 Pulgão (Brevicoryne brassicæ) da família dos afidídeos, distribuído por todo o Brasil, de corpo esverdeado, com a parte superior e tórax negros, que ataca as folhas da couve; pulgão-da-couve.
7 Pulgão (Macrosiphum rosæ) da família dos afidídeos, amplamente distribuído pelo território brasileiro, de corpo marrom-claro, parasita de vegetais, especialmente os brotos das roseiras; pulgão-da-roseira.
8 Pequeno pulgão (Aphis maidis), da família dos afidídeos, encontrado no Leste e no Sudeste do Brasil, de corpo verde tirante a azul, desprovido de asas, que ataca plantações de cana-de-açúcar, cereais e principalmente, os trigais; pulgão-do-milho.
9 Reg (N.) V percevejo-do-arroz.
ETIMOLOGIAder de pulga+ão2, como esp pulgón.
Topo ↑