ambiguidade
am·bi·gui·da·de
(ü)

sf
1 Qualidade do que é ambíguo ou do que tem mais de um sentido: Sua resposta nada esclareceu; está cheia de ambiguidades.
2 Inconsistência decorrente da hesitação entre duas visões, às vezes opostas; ambivalência: “Era sempre a mesma criatura incompreensível; sempre aquela mesma ambiguidade, […] o mesmo querer e não querer!” (AA2).
3 Imprecisão que se origina principalmente de um conhecimento ou entendimento vago de algo.
4 Ling Propriedade que têm certas unidades linguísticas (morfemas, palavras, sentenças) de exprimir mais de um significado; anfibologia. EXPRESSÕESAmbiguidade estrutural, Ling: aquela que é decorrente da possibilidade de mais de uma interpretação das relações entre os constituintes da construção; por exemplo: Crianças e adolescentes rebeldes pode significar [crianças e adolescentes] rebeldes, isto é, tanto as crianças quanto os adolescentes são rebeldes ou crianças e [adolescentes rebeldes], ou seja, apenas os adolescentes são rebeldes.
Ambiguidade lexical, Ling: aquela que é decorrente de significados alternativos de um item lexical; por exemplo: Levou as mangas (frutas ou peças de candeeiro) com todo o cuidado. ETIMOLOGIAlat ambiguĭtas.
Topo ↑