alterar
al·te·rar

vtd e vpr
1 Provocar ou sofrer alteração ou mudança; modificar(-se): “[…] fazia-se forte, a despeito da palidez que lhe alterava as feições” (AA2). Os costumes não são os mesmos, alteraram-se com o tempo.
vtd
2 Provocar qualquer tipo de desorganização ou desequilíbrio; perturbar: O barulho alterou minha concentração.
vtd e vpr
3 fig Provocar perturbação; perturbar(-se), desequilibrar(-se): Sua presença hostil alterava o ambiente. “A cabocla, sem se alterar, largou o serviço, enxugou os braços no avental […]” (AA1).
vtd
4 Produzir falsificação ou adulteração em algo; adulterar, falsificar: Alteraram este uísque, pois não tem o sabor original.
vtd e vpr
5 Fazer com que algo se decomponha ou se deteriore; deteriorar(-se): O calor excessivo alterou a maionese. Frutas batidas vão se alterando até apodrecerem.
vtd e vpr
6 Provocar irritação em alguém ou em si mesmo; irritar(-se): As discussões o alteram facilmente. O professor alterou-se ao ver tanta bagunça na sala.
vtd e vpr
7 fig Provocar agitação ou revolta em alguém ou em si mesmo; agitar(-se), revoltar(-se): A cobrança exagerada de impostos alterou os contribuintes. Qualquer um se altera com o mau atendimento do serviço público. ETIMOLOGIAlat alterare.
Topo ↑