liquidar
li·qui·dar
(u/ü)

vtd
1 Jur Estipular o valor monetário de uma sentença ilíquida, a fim de fixar a quantia certa que servirá de base à execução: Na ação trabalhista movida por meu irmão, o juiz liquidou a sentença, a fim de apurar o valor da condenação.
vtd
2 Jur Pagar, resgatar ou saldar (conta, dívida, título); solver (obrigação): “Tempos depois, Senhorinha entregou à mãe uma conta de seis meses da pensão do colégio, com uma carta em que a diretora negava-se a conservar a menina, no caso que não liquidassem prontamente a dívida” (AA1).
vtd e vint
3 Com Vender gêneros a preços reduzidos para terem saída rápida; torrar: Algumas lojas vão liquidar o estoque de verão neste fim de semana. A Loja do Povo está liquidando.
vtd
4 Econ Efetuar a liquidação de (sociedade mercantil): Liquidou a sociedade com o primo de modo amigável.
vtd
5 fig Dar cabo de, matar (coisas ou pessoas); aniquilar, assassinar, exterminar: Este inseticida liquidou todas as baratas em pouco tempo. No filme, o cangaceiro liquida o delegado.
vtd
6 fig Pôr fim a (alguma coisa que aborrece, desagrada, constrange etc.), acabar com; anular, encerrar, terminar: Você precisa liquidar essas discussões com seu irmão de uma vez por todas.
vtd
7 Resolver dúvida ou questão; tirar a limpo: Liquidou todas as diferenças que tinha com os colegas do trabalho.
vpr
8 fig Pôr termo à própria vida; matar-se: Depois de algumas tentativas frustradas, acabou liquidando-se.
ETIMOLOGIAlat med liquidare.
Topo ↑