trancartran·carvtd1 Fechar (porta) com tranca ou chave; atrancar:
“Depois do banho fechava as janelas, cerrava a cozinha no seu velho cheiro de fritura, café e baratas, punha o chapéu, trancava a porta da saída e ia embora com a bolsa vermelha na mão […]” (CL).
vtd e
vtdi2 Encarcerar (alguém) em cela, presídio etc.; prender, trancafiar:
A polícia conseguiu pegar os ladrões e trancou-os. “[…] jurou que tinha dado sua palavra de honra de lá se achar nesse dia e o pai, para que o filho não cumprisse a palavra, nem faltasse à honra, julgou muito conveniente trancá-lo no seu quarto” (JMM).
vtd e
vpr3 Fechar(-se) em recinto fechado e seguro, com ou sem tranca:
Sem ter com quem deixar as crianças, trancava-as e saía para trabalhar. “O Prof. Libindo Olivares teve alta do hospital onde tivera de ser internado, mas trancou-se em casa, não compareceu ao colégio, temendo um confronto com os estudantes” (EV).
vtd4 fig Obstruir a entrada, a passagem; causar impedimento; travar:
Vários tonéis, colocados pelos moradores, trancavam a estrada.vpr5 Mostrar-se reservado, fechado, pouco comunicativo; não falar ou não se manifestar:
O rapaz trancou-se e não respondeu uma só palavra à polícia.vtd e
vtdi6 Pedag Suspender temporariamente curso, matrícula, com a garantia de poder retornar no futuro:
Meu sobrinho, estudante do curso de Letras, trancou a matrícula porque resolveu fazer um curso de inglês no exterior. Há muitos alunos que trancam a matrícula na faculdade no primeiro ano por descobrir que não fizeram a escolha certa.vtd7 Fut Afastar (adversário) com um tranco ou trancão para se apoderar da bola:
O zagueiro trancou o atacante para impedi-lo de chegar à pequena área.vtd8 Anular documento, escrito; tornar sem efeito; cancelar:
O pai, decepcionado com as loucuras do filho, trancou o testamento.INFORMAÇÕES COMPLEMENTARESAntôn:
destrancar.
ETIMOLOGIAder de
tranca+ar
1.