laje
la·je

sf
1 Pedra de superfície plana, de pouca espessura, de material resistente, que serve para cobrir tetos, pisos, pavimentos, sepulturas etc.: “– Bom dia, d. Antônia. Como vai dos seus incômodos? – O reumatismo não me deixa. É desta laje fria. – Que se há de fazer? É a vontade de Deus” (JR).
2 Qualquer pedra lisa, chata e larga, de grandes dimensões: “O pajé tornara à cabana; sopesando de novo a grossa laje, fechou com ela a boca do antro. Caubi chegara também da grande taba, onde com seus irmãos guerreiros se recolhera depois que bateram a floresta, em busca do inimigo pitiguara” (JAl1).
3 Rocha extensa, de superfície mais ou menos plana.
4 Constr Bloco de concreto armado, formando um piso, especialmente cada um dos que separam os andares de um prédio: “Sobre a grande laje do teto do Planalto, Pedrozo dispusera observadores capazes de controlar as cercanias do palácio. O chefe da segurança, considerado um obsessivo até por seus amigos, propôs a Geisel que um de seus homens ficasse no gabinete durante a audiência, para evitar qualquer possível contratempo” (CA).
EXPRESSÕESLaje nervurada, Constr: qualquer bloco de concreto armado, de espessura regular, que pode ser preenchido com outro material.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARESDim irreg: lajeola, lajota.
Sin: laja, lájea e lajem.
ETIMOLOGIAibero-romano *lagenam.
Topo ↑