transtornotrans·tor·nosm1 Ação ou efeito de transtornar(-se).
2 Grande aborrecimento:
“Pombo, no palácio, era coisa que não faltava. Havia-os aos milhares. Na verdade, representavam um transtorno, pela sujeira que faziam […]” (MS).
3 Qualquer ocorrência que promova um entrave:
“Espero que não te cause transtorno hospedar-me, por alguns dias. Seguirei, para a Europa, no Maria Eugênia, no dia 8 de dezembro” (JU).
4 Ligeira perturbação ocasionada no organismo:
Teve um transtorno gástrico, mas agora já está bem.5 Desordem mental, comportamental ou emocional:
“Hão de ter reparado que não anda bom; tem suas horas de esquecimento, de transtorno, de confusão, vai tratar-se, por enquanto preciso que descanse” (MA4).
EXPRESSÕESTranstorno bipolar do humor,
Med,
Psicol: distúrbio mental caracterizado por oscilações entre períodos de quadro depressivo e sintomas de euforia ou mudanças cíclicas de humor. Os episódios de mania se caracterizam como agressividade, irritabilidade, incapacidade de controlar os impulsos, euforia, hiperatividade, loquacidade exagerada, diminuição da necessidade de sono, exacerbação da sexualidade e comprometimento da crítica. O tratamento pode ser feito com a administração de estabilizadores do humor, especialmente o carbonato de lítio; psicose maníaco-depressiva. Sigla: TBH.
Transtorno disfórico pré-menstrual,
Med:
V disforia pré-menstrual. Sigla: TDPM.
Transtorno dismórfico corporal,
Med,
Psicol: transtorno que se caracteriza por afetar a percepção que o indivíduo tem de sua própria aparência corporal, que o leva a superdimensionar pequenos defeitos ou a desenvolver uma autoimagem completamente distorcida de sua imagem real; dismorfia corporal.
Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade,
Med,
Psicol: disfunção neurobiológica, em geral adquirida geneticamente, podendo estar associada, em menor grau, a meio ambiente, subnutrição, traumas obstétricos e a outros fatores; manifesta-se na infância e é caracterizada por desatenção, impulsividade e excesso de energia com traços nervosos; tais sintomas podem acompanhar a pessoa até a idade adulta. Sigla: TDAH.
Transtorno obsessivo-compulsivo,
Med,
Psicol: transtorno de ansiedade que se manifesta sob a forma de alterações mentais, comportamentais e emocionais, caracterizado principalmente por obsessões e compulsões que ocorrem repetitivamente, de forma invasiva, na mente da pessoa. Sigla: TOC.
ETIMOLOGIAder regr de
transtornar.