tráfico
trá·fi·co

sm
1 Trato mercantil; comércio, negócio, tráfego.
2 Comércio ou negócio ilícito e clandestino de produtos de comercialização proibida: “Márcio Amaral, também conhecido como Márcio da Suzuki, fora encontrado morto no seu apartamento no bairro de Fátima […]. A polícia suspeitava de homicídio. Márcio da Suzuki estaria envolvido no tráfico de entorpecentes na zona sul da cidade” (RF).
3 V tráfego, acepção 6.
4 ant O comércio de escravos trazidos da África: “Viera-lhes a fortuna do avô materno, um português ambicioso e econômico, que a conquistara no tráfico dos negros africanos; ao morrer legou à filha, ainda criança, para cima de quinhentos contos de réis” (AA2).
EXPRESSÕESTráfico de animais silvestres: comércio ilegal de espécies que vivem fora de cativeiro e que estão ameaçadas de extinção, como o papagaio, a arara, o mico e o jabuti.
Tráfico de drogas: esquema, geralmente internacional, de distribuição e venda de entorpecentes e substâncias ilícitas.
Tráfico de influência: aproveitamento de prestígio e de posição privilegiada junto a autoridades ou órgãos do poder público para obter favores irregulares em benefício próprio.
Tráfico de mulheres, Jur: aliciamento e transporte de mulheres destinadas a prostituição e/ou escravidão sexual, de uma região ou, mais comumente, de um país para outro.
ETIMOLOGIAital traffico.
Topo ↑