amortecer
a·mor·te·cer

vtd e vpr
1 Tornar(-se) como morto; entorpecer: Essas vertigens o amorteciam. “[…] como fazer para suportar o cheiro […]? – Depois de algum tempo o nariz se habitua, como que se amortece […]” (JU).
vtd
2 Tornar menos ativo ou menos violento: Os bombeiros amorteceram o fogo.
vtd, vint e vpr
3 Reduzir(-se) a intensidade de; abrandar(-se): “Surpreendidos com o inopinado da manifestação, os sertanejos amorteceram e cessaram o tiroteio” (EC). “Como sempre, a vibração forte da batalha amortecera a pouco e pouco, atenuando-se em tiroteios escassos […]” (EC). Amorteciam-se vagarosamente as velas.
vtd
4 Enfraquecer o som de; abrandar, moderar, suavizar: Fechada, essa porta amortece o ruído do vizinho.
vtd
5 Fazer perder a viveza das cores; desbotar: O tempo amorteceu as cores deste quadro.
vint
6 Perder grande parte da força ou do impulso: A distância era grande, por isso, antes de transpô-la, o projétil amorteceu.
vtd, vint e vpr
7 Evitar extremos ou exageros; acalmar(-se), atenuar(-se), moderar(-se): A idade amortece as grandes paixões. Ano após ano, o ódio que sentia por ela amortecia. Os amigos conseguiam amortecer-se em meio a tanta bebida.
vtd
8 Fut Diminuir o ímpeto de (a bola); matar: O goleiro amorteceu a bola com a mão antes de encaixá-la no peito.
vtd e vpr
9 Tornar(-se) mortiço; amortiçar(-se): O mal-estar amorteceu seu sorriso. Seu semblante amortecia-se com os desgostos sofridos. ETIMOLOGIAder de a1+morte+ecer, como esp amortecer.
Topo ↑