cadência
ca·dên·ci·a

sf
1 Regularidade, sequência ou sucessão regular, encadeamento (de sons, movimentos, fatos etc.); compasso, ritmo: “Lá fora o coro dos italianos se prolongava numa cadência monótona e arrastada, em que havia muito peso de embriaguez” (AA1).
2 Ritmo que as palavras estabelecem na frase da fala, da oratória ou da poesia, gerado pelo número de sílabas de cada vocábulo e pela acentuação tônica.
3 Suavidade, elegância e fluência de estilo verbal (inclusive no canto): “Aclarou-o por momentos. Iluminou, fugaz, o préstito que seguia à cadência das rezas” (SER).
4 Repetição regular e ritmada, como no passo militar: “[…] ao quebro lento do canto selvagem, batia a dança em torno a rude cadência” (JAl1).
5 Ritmo ou grau de velocidade com que se executa uma tarefa: “Observa-se, então, uma cadência rara perturbada na marcha do flagelo, intercortado de intervalos […]” (SER).
6 Ling Ritmo de relaxamento e abaixamento de entonação que marca o término de uma unidade linguística.
7 Mús Sucessão de duas notas ou dois acordes que articulam o discurso musical e que definem a tonalidade ou a escala empregada; cláusula: “O rapaz dá voltas erráticas sob a laje do grande salão, que balança na cadência da orquestra” (CB).
8 Mús Suspensão de acompanhamento ou da orquestra, a fim de que o solista, cantor ou instrumentista, execute uma série de frases de fantasia, improvisando e exibindo seu virtuosismo.
9 Mús V pulsação.
10 fig Tendência natural; inclinação, queda, vocação.
EXPRESSÕESCadência à dominante, Mús: aquela que se estabelece sobre o quinto grau de uma escala maior ou menor, com efeito suspensivo; cadência suspensiva.
Cadência autêntica, Mús: cadência que consiste na resolução da dominante ou do sétimo acorde dominante para a tônica.
Cadência conclusiva, Mús: cadência que finaliza um trecho do discurso musical.
Cadência de engano, Mús: V cadência interrompida.
Cadência excepcional, Mús: encadeamento de dois acordes dominantes.
Cadência imperfeita, Mús: cadência conclusiva em que pelo menos um dos acordes não está no estado fundamental; meia cadência.
Cadência interrompida, Mús: aquela que simula uma conclusão; cadência de engano.
Cadência perfeita, Mús: cadência conclusiva cujos acordes se encontram no estado fundamental.
Cadência plagal, Mús: encadeamento de acordes de quarto e primeiro graus.
Cadência suspensiva, Mús: V cadência à dominante.
Meia cadência, Mús: V cadência imperfeita.
ETIMOLOGIAlat cadentĭa.
Topo ↑