administraçãoad·mi·nis·tra·çãosf1 Ato, processo ou resultado de administrar.
2 Ato de governar, dirigir ou gerir; governo, direção, gerência:
“Assim, ficamos sócios numa plantação de arroz, em que eu entrava com o trabalho e a administração […]” (CA).
3 Adm Conjunto de princípios, práticas e técnicas utilizadas com o objetivo de coordenar e dirigir as ações de um grupo de indivíduos que se associam com o fim de conseguir resultados eficazes.
4 Adm A execução de tais princípios, práticas e técnicas.
5 Funções ou cargo de administrador.
6 por ext Tempo durante o qual alguém ocupa esse cargo ou função.
7 Conjunto de funcionários que fazem parte do corpo administrativo de uma repartição pública ou particular.
8 por ext Local onde essas pessoas exercem suas funções.
9 Estudo dos fatos e princípios da administração, em cursos técnicos ou de nível universitário.
10 Rel Ato de ministrar ou administrar sacramentos.
11 Ato de dar ou tomar medicamentos.
EXPRESSÕESAdministração de empresa: curso de nível universitário cujo currículo contém um conjunto de disciplinas que preparam para o exercício da administração.
Administração legal,
Jur: aquela determinada por lei e atribuída a alguém que terá poderes para administrar os bens de outrem.
Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos da América: agência do governo dos Estados Unidos da América, com sede em Washington, criada em 1958, responsável pela pesquisa e pelo desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração do espaço sideral, com o objetivo de fomentar o futuro na pesquisa, descoberta e exploração espacial. Sigla: Nasa (
National Aeronautics and Space Administration).
Administração privada: aquela que é exercida sobre os bens de um patrimônio particular, seja de pessoa física ou jurídica.
Administração pública: conjunto de poderes exercidos pela União, pelos estados e pelos municípios.
ETIMOLOGIAlat administratĭo.