malva
mal·va

sf
Bot
1 Denominação comum às plantas herbáceas e arbustivas do gênero Malva e outros, da família das malváceas, com dezenas de espécies nativas da África tropical, de regiões temperadas da Ásia e do Mediterrâneo, geralmente de folhas alimentícias, algumas cultivadas como ornamentais, outras pelas propriedades medicinais que apresentam.
2 Planta herbácea mucilaginífera (Malva sylvestris), da família das malváceas, nativa da Europa, de caules longos e ásperos, folhas lobadas e denteadas, com numerosas flores róseas, raiadas de vermelho, que se tornam azuladas depois de secas, cujos frutos são alimentícios. É rica em substância emoliente e calmante para a tosse; malva-silvestre, malva-verde.
3 Planta anual ou bianual (Malva pusilla), da família das malváceas, nativa da Europa e da Ásia, de folhas arredondadas, flores miúdas, brancas ou lilases, dispostas em fascículos, cultivada como substância nutriente, pelas fibras e pelas propriedades medicinais; malva-simples.
4 Grande arbusto (Pavonia malacophylla), da família das malváceas, nativo das Guianas e do Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil, de folhas elípticas e serreadas e flores purpúreas axilares; chanana.
5 Planta subarbustiva (Sida glomerata), da família das malváceas, nativa do Norte e do Nordeste do Brasil, de folhas lanceoladas e flores amarelas ou brancas, cujos ramos fibrosos são empregados no fabrico de vassouras; malva-felpuda, malva-vermelha, relógio, vassoirinha, vassourinha.
6 V guaxima, acepção 3.
sm
A cor rosa, tirante a roxo, da flor da malva.
adj m+f
Diz-se dessa cor.
ETIMOLOGIAlat malva.
Topo ↑