vitamina
vi·ta·mi·na

sf
1 Bioquím Denominação comum aos compostos orgânicos, existentes em diversos alimentos, de importância vital para o funcionamento do metabolismo.
2 coloq Bebida nutritiva preparada com sumo de frutas ou legumes, a que se adicionam água, leite, grãos, açúcar etc.
EXPRESSÕESVitamina A, Bioquím: micronutriente que age essencialmente na visão, no desenvolvimento dos ossos e no tecido epitelial. É encontrada em alimentos de origem animal, como leite, fígado, ovos etc.; retinol.
Vitamina B, Bioquím: V complexo B.
Vitamina B1, Bioquím: V tiamina.
Vitamina B2, Bioquím: V riboflavina.
Vitamina B6, Bioquím: grupo de substâncias quimicamente associadas, de atuação conjunta no metabolismo das proteínas e gorduras, consumidas em aminoácidos na formação de músculos; piridoxina.
Vitamina B12, Bioquím: vitamina solúvel em água, necessária para a atividade normal da célula nervosa e para a formação da hemoglobina.
Vitamina C, Bioquím: vitamina não produzida pelo ser humano, obtida por meio das frutas cítricas e pelos vegetais de folha escura. Tem grande importância no combate a infecções, fortalecendo o sistema imunológico; ácido ascórbico.
Vitamina D, Bioquím: grupo de vitaminas que favorecem a absorção de cálcio, necessárias para o desenvolvimento natural dos ossos e dentes.
Vitamina E, Bioquím: grupo de substâncias lipossolúveis que regenera tecidos, previne doenças cardiovasculares, aumenta a resistência imunológica e é essencial às células sexuais.
Vitamina H, Bioquím, desus: V biotina.
Vitamina K, Bioquím: grupo de substâncias lipossolúveis, essenciais à coagulação normal do sangue.
ETIMOLOGIAingl vitamin.
Topo ↑