parentesco
pa·ren·tes·co

sm
1 Qualidade de parente.
2 Vínculo entre duas ou mais pessoas por consanguinidade, por afinidade, pelo casamento ou por adoção: “[…] a conhecida impaciência do tio Bonifácio fez com que ele pedisse que organizassem num álbum o material de que já dispunham e ali estava o resultado. Uma pequena história da família escrita em inglês muito elegante, retratos de ancestrais e pessoas ligadas à casa, diagramas mostrando relações de parentesco” (JU).
3 Origem de traços comuns; conexão, ligação, semelhança: “Eis o que eu queria dizer: – nascia, imediatamente, entre mim e os suicidas de amor um vínculo tão íntimo, tão sofrido, uma espécie de parentesco ardente e desesperado. Era como se eu tivesse feito a mesma coisa em vidas passadas” (NR).
EXPRESSÕESParentesco afim, Jur: aquele que liga um dos cônjuges aos parentes do outro (genro, nora, sogros, cunhados); parentesco por afinidade.
Parentesco civil, Jur: aquele que resulta da adoção; parentesco legal.
Parentesco duplo, Jur: aquele que se estabelece quando a mãe e o pai são comuns.
Parentesco ilegítimo, Jur: aquele que provém de união ilícita ou concubinato.
Parentesco legal, Jur: V parentesco civil.
Parentesco linguístico, Ling: relação existente entre línguas pertencentes a uma mesma família linguística; o português, o espanhol, o italiano, o francês e o romeno são aparentados por provir da evolução de uma língua única, o latim.
Parentesco por afinidade, Jur: V parentesco afim.
Parentesco simples, Jur: aquele em que as pessoas são parentes por um só lado familiar.
Parentesco totêmico, Antrop: vínculo de sangue, real ou suposto, entre os diversos membros de uma sipe que tem um totem comum.
Parentesco uterino, Antrop: aquele determinado por linhagem feminina apenas.
ETIMOLOGIAder de parente+esco.
Topo ↑