buraco
bu·ra·co

sm
1 Cavidade ou espaço vazio na superfície do solo.
2 Espaço vazio ou oco no interior de um corpo sólido: Abriram buracos em toda a extensão da rua para embutir os fios elétricos.
3 Abertura, natural ou artificial, que transpassa uma superfície ou um corpo sólido: “O primeiro gesto de Guiomar foi de cólera. Se ele pudesse espreitá-la pelo buraco da fechadura, e ver-lhe a expressão do rosto, é muito provável que se lhe convertesse em aborrecimento todo o amor que até agora nutria” (MA1).
4 Qualquer tipo de furo ou orifício: “Ela recusou enojada. Mas terminou colando um olho no buraco da caixinha e nada vendo senão movimentos vagarosos na escuridão” (CL).
5 Local natural ou escavado onde se abrigam pessoas ou animais; toca: “Isto não é justo para com o tatu. Efetivamente, o tatu cava buracos e é tão capaz na engenharia quanto no serviço braçal. O tatu não tem dentes. Quer dizer, bem olhado tem, não na frente da boca mas atrás” (JU).
6 Racha ou trinca na superfície de um corpo; fenda: “Ratos de vários tamanhos, o pelo dum negro fosco, desceram dos forros e sótãos das casas ou subiram de seus porões, emergiram dos buracos dos rodapés e das frestas dos soalhos […]” (EV).
7 fig Local muito afastado do centro da cidade: Mora num buraco, a 20 quilômetros do centro.
8 fig Casa ou habitação pequena e simples; casebre: Coitada! A única moradia que conseguiu foi um buraco numa favela.
9 Pequena cova para a prática de certos esportes e jogos.
10 V caçapa, acepção 1.
11 Anat Denominação dada a diversos orifícios ou canais anatômicos: “Espírito muito bom de cinética, fez cálculo e conseguiu acertar, dentro do carro oficial em movimento, o buraco da orelha esquerda de Pinta” (TM1).
12 vulg O ânus.
13 coloq Situação complicada ou dificuldade financeira: Entrou num buraco, depois que foi demitido do emprego.
14 coloq Falha de memória; branco: Com a idade passei a ter uns buracos inesperados, no meio de uma conversa.
15 Jogo de cartas que usa dois baralhos, jogado por duas ou quatro pessoas, em duplas, semelhante à canastra.
16 Jorn Espaço vazio por falta de matéria: Estamos com um buraco na página de esportes do jornal.
17 Depressão em um terreno: “O barro da estrada se desmanchava pelas coxias, que estavam como torrentes, o carro derrapava, o chofer dava bruscas pedaladas no freio, saltando buracos” (RQ).
18 Esp No surfe, onda que se quebra em meio a pouca quantidade de água.
19 Teat Pausa na continuidade do diálogo quando um ator esquece sua fala.
20 Cin, Teat, TV Situação ou diálogo supérfluo ou irrelevante em relação ao seguimento do texto ou da trama.
21 Fís Ausência de um elétron num semicondutor, que não impede de ser criada uma nova carga positiva móvel, com massa positiva, equivalente a um pósitron; lacuna.
EXPRESSÕESBuraco biológico, Eng Nucl: V saída biológica.
Buraco de ozônio: redução significativa da camada de ozônio em determinadas áreas da alta atmosfera: “Em seguida, criticou duramente o buraco do ozônio, que Lupércio Atacama quis saber onde exatamente ficava para não correr o risco de cair nele” (TM1).
Buraco negro, Cosm: região do espaço-tempo que apresenta um campo gravitacional e da qual nada escapa, nem mesmo a radiação eletromagnética; black hole: “Se você dissesse sim, ele falaria em unicórnios, salamandras, harpias, hamadríades, sereias e ogros. Talvez em fadas também, orixás quem sabe? Ou átomos, buracos negros, anãs brancas, quasars e protozoários” (CFA).
Buraco occipital, Anat: orifício na parte inferior do osso occipital, por onde passam o bulbo, as artérias vertebrais e os nervos espinhais.
Buraco raquidiano, Anat: orifício de ligação das vértebras.
Sair do buraco, fig: a) solucionar um problema financeiro: Lutou muito e felizmente conseguiu sair do buraco; b) melhorar de vida: A família toda saiu do buraco com muito esforço e sacrifício.
Tapar (um) buraco, fig: a) solucionar um problema com os recursos de que se dispõe: Na verdade, as medidas que tomei naquele momento foram só para tapar buraco; b) saldar uma dívida: “Você sabe, apertos do negócio, algumas faltas… é preciso tapar um buraco daqui, outro dali… o diabo! É por isso que… Mas riamos, meu bem; não vale nada. Sabes que confio em ti” (MA4).
Estar com um buraco no estômago, fig: estar com o estômago vazio, estar com fome: Gente, preciso comer alguma coisa, pois estou com um buraco no estômago.
ETIMOLOGIAdesc, como esp.
Topo ↑