mamoeiro
ma·mo·ei·ro

sm
Bot Planta frutífera (Carica papaya), da família das caricáceas, originária da América tropical, medindo de 2 a 10 m de altura, de tronco oco e tenro, folhas grandes recortadas, geralmente triangulares, palmatilobadas e longipecioladas; suas flores são brancas, amareladas ou verde-amareladas, que se distribuem em plantas masculinas, femininas ou hermafroditas e produzem frutos de polpa geralmente macia e aromática, com sementes negras, de diferentes tamanhos, peso, sabor e coloração, dependendo da variedade. Do látex dessa planta, em especial do fruto verde, obtém-se a papaína, um poderoso digestivo; ababaia, mamão, papaeira, papaieira, pinoguaçu.
EXPRESSÕESMamoeiro feminino, Bot: aquele que tem flores femininas de coloração branca tirante a creme, que se apresentam isoladas ou em número de duas ou três, reunidas em pedicelos ou pedúnculos curtos que produzem frutos arredondados, oblongos ou obovados, com cavidade interna grande; mamoeiro-fêmea.
Mamoeiro hermafrodita, Bot: o que tem nas mesmas flores órgãos masculinos e femininos, não necessitando, assim, do pólen de outras flores para a fecundação; produzem frutos de formatos diferenciados, de acordo com os subtipos florais.
Mamoeiro masculino, Bot: aquele que tem flores masculinas de coloração branca tirante a creme ou verde puxando para o amarelo e não produz frutos; mamoeiro-de-calo, mamoeiro-macho
ETIMOLOGIAder de mamão+eiro.
Topo ↑