desafogar
de·sa·fo·gar

vtd e vtdi
1 Libertar daquilo que afoga, sufoca ou oprime: O cantor desafogou a sua garganta e deu um belo recital. Selma somente conseguiu desafogar a pressão em seu peito com o telefonema do filho.
vtd
2 Alijar a carga ou o peso de: Ronaldo desafogou o caminhão e pôde viajar tranquilo.
vtd, vtdi, vint e vpr
3 fig Aliviar(-se) das tensões; desoprimir(-se): “Duas horas depois da sua chegada ao abarracamento, sob um cajueiro, Eulália abraçava Chiquinha e suas irmãs, e podia desafogar as lágrimas que por tanto tempo entesourara para aquele encontro” (JP). A mãe tentou desafogar a filha de todas as preocupações. Com as orações, Elisângela desafogou livremente. Neide desafogou-se com a amiga e sentiu-se mais leve.
vtd
4 Tornar menos apertado; afrouxar, desapertar: Marina desafogou o cinto e respirou melhor.
vtd e vtdi
5 fig Dizer o que pensa ou sente, procurando consolar-se; desabafar: “Então o Botelho ficava possesso […] e vociferava imprecações, aproveitando aquela válvula para desafogar o velho ódio acumulado dentro dele” (AA1). Jorge abriu o seu coração e desafogou sua mágoa ao amigo.
vtd e vpr
6 fig Libertar-se de dificuldades financeiras: Ter conseguido um bom emprego desafogou-o. Pedro desafogou-se com o aumento de salário.
vtd, vtdi e vpr
7 Tirar o que atravanca ou ocupa muito espaço: A arrumadeira desafogou a mesa de centro. A decoradora sugeriu desafogar a sala de muitos móveis. O tráfego desafogou-se após a liberação de todas as pistas.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARESAntôn: afogar.
ETIMOLOGIAvoc comp de des-+afogar, como esp desahogar.
Topo ↑