aglutinar
a·glu·ti·nar

vtd, vtdi e vpr
1 Unir ou unirem-se dois ou mais elementos com cola ou grude: O garoto aglutinou as folhas de papel para fazer um balão. Aglutinou um cano ao outro para vedar o vazamento. As pedras aglutinaram-se com o derretimento do piche.
vtd e vpr
2 Causar ou sofrer aderência; unir(-se), formando um todo: O líder tinha o poder de aglutinar o grupo. As pessoas aglutinavam-se em busca de um mesmo ideal.
vtd e vpr
3 Med Juntar ou juntarem-se os lábios das feridas por meio de uma substância aglutinante: O cirurgião aglutinou o tecido em que fizera uma incisão. A pele aglutinou-se depois de muitos curativos.
vtd e vpr
4 Med Fazer unir ou unirem-se tecidos orgânicos durante o processo de cicatrização.
vtd e vpr
5 Gram Criar ou criarem-se palavras pela junção de unidades lexicais, formando um todo significativo: Aglutinou as palavras “outra” e “hora” para formar “outrora”. “Plano” e “alto” aglutinaram-se para formar “planalto”.
vtd, vtdi e vpr
6 fig Tornar ou tornarem-se coesos ou unidos os integrantes de um grupo: “Não, não, alguma coisa havia que ser feita para outra vez aglutinar a família” (JU). Os pais aglutinavam os filhos ao mesmo objetivo. “A população do vilarejo aglutina-se, intuindo a iminência de um acontecimento” (CB). ETIMOLOGIAlat agglutinare.
Topo ↑