anunciar
a·nun·ci·ar

vtd
1 Noticiar ou pôr anúncio; publicar: Anunciou a venda da casa.
vtd, vtdi e vint
2 Fazer conhecer, fazer saber; divulgar, participar: “Eram sempre esses garotos que anunciavam os tiros do inimigo. Mal viam o fuzilar breve e a fumaça, […] gritavam: queimou!” (LB2). “No intuito de anunciar aos ministros e diretores que tinha uma erudição superior, de quando em quando desovava nos jornais longos artigos sobre contabilidade pública” (LB2). “Quaresma não pudera vir logo, como anunciara no telegrama” (LB2).
vtd, vtdi e vpr
3 Revelar(-se) algo claramente; servir de sinal; predizer(-se), prenunciar(-se): “No céu, nevoeiros empastados, prenhes de chuva, anunciavam uma próxima mudança de tempo” (RP). Nuvens amareladas anunciavam aos hóspedes a iminente mudança de tempo. Logo de manhã, um dia muito quente se anunciava.
vtd e vtdi
4 Dar a conhecer a alguém fatos futuros; predizer, profetizar: Sua eleição anuncia a futura desgraça dos poderosos. Felizes, os padrinhos anunciaram um bom futuro para o afilhado.
vtd, vtdi e vpr
5 Prevenir(-se) da presença ou da chegada de: Anunciou, pela manhã, a chegada de mais dois convidados. “Recebeu o recado da mulher, anunciando-lhe a visita […]” (LB2). “Evitando as vantagens de uma arrancada noturna, os sertanejos chegavam com o dia e anunciavam-se de longe” (EC).
vpr
6 Dar(-se) a conhecer; apresentar-se, qualificar-se: Já à entrada, anunciava-se emissário do advogado. ETIMOLOGIAlat annuntiare.
Topo ↑