abelha
a·be·lha

sf
Zool
1 Denominação comum a inúmeros insetos himenópteros, da superfamília dos apoídeos, sociais, parasitas e solitárias, que se diferenciam das vespas por possuir pelos no tórax: “As abelhas fazem a festa polinizando e produzindo o mel do período da chuva em colmeias naturais” (ARS).
2 Abelha social (Apis mellifera mellifera) originária do norte da Europa e do centro-oeste da Rússia, com extensão provável até a península Ibérica; suas operárias possuem listras amarelas estreitas, olhos pilosos e ferrão no ápice do abdome; são produtivas e prolíferas e adaptam-se bem a diferentes ambientes; abelha-alemã, abelha-comum, abelha-da-europa, abelha-de-mel, abelha-doméstica, abelha-do-reino, abelha-escura, abelha-europa, abelha-europeia, abelha-preta, oropa.
3 Abelha social (Apis mellifera ligustica) originária do sul da Itália, cujas operárias possuem faixas de um amarelo intenso do primeiro ao terceiro segmento abdominal; são mansas e produtivas, o que as torna as abelhas preferidas pelos apicultores de todo o mundo; têm sentido de orientação pouco desenvolvido (o que as faz entrar em colmeias erradas com muita frequência); abelha-amarela, abelha-italiana, abelha-italiana-amarela.
4 Abelha social (Apis mellifera caucasica) originária da região do Cáucaso, cujas operárias são de coloração acinzentada ou amarelada; adaptam-se com facilidade a diferentes climas; são mansas, tolerantes a doenças e muito produtivas; abelha-caucasiana.
5 Abelha social (Apis mellifera scutellata) originária do leste da África, cujas operárias têm marcas amarelo-avermelhadas no abdome, são bastante produtivas, muito agressivas, e têm visão aguçada. Liberam um grande número de enxames reprodutivos, migram facilmente quando as condições ambientais não lhes são propícias, e seus ataques, persistentes e contínuos, costumam ocorrer em massa (foi introduzida no Brasil em 1956, no interior de São Paulo, de onde se espalhou rapidamente por todo o país); abelha-africana.
6 Bot V abelha-flor.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARESCol: abelhal, abelheira, abelheiro, apiário, colmeia, cortiço, enxame, mosto, nuvem.
Voz: azoina, sussurra, zoa, zonzoneia, zumbe, zume, zunzuna.
Masc: abelha-macha, abelha-macho, zangão, zângão. EXPRESSÕESAbelha africanizada, Zool: híbrido das abelhas-europeias com a abelha-africana, com a qual seu comportamento tem muita semelhança. São abelhas muito agressivas, porém menos que as africanas, toleram bem as doenças e adaptam-se a climas frios; em termos gerais, pode-se dizer que se adaptam bem às variações climáticas do Brasil.
Abelha social, Zool: abelha que vive em colmeias nas quais há divisão de trabalho e separação de castas. São divididas em três classes: as operárias, os zangões e a rainha, que é a única fêmea não estéril do grupo. Produzem mel em abundância.
Abelha solitária, Zool: abelha que vive sozinha e nidifica no chão, em fendas de árvore, madeira podre ou ocos de pedras, e só produz o mel necessário à alimentação das larvas. ETIMOLOGIAlat apiculam, como esp abeja.
Topo ↑