ficção
fic·ção

sf
1 Ato ou efeito de fingir.
2 Elaboração da imaginação; criação imaginária: “Os castelos perdiam-na numa ficção azul, donde a realidade a tirava com uma violência semelhante à do menino que deixa voar a avezinha atada pelo pé, e puxa então o cordel para fazê-la bater no chão e atordoar-se” (RP).
3 Produto da criação fantasiosa; fantasia: O menino diz que vê fantasma, mas a mãe acredita que é pura ficção.
4 Mentira ardilosa; farsa, fraude.
5 Lit, Cin, Teat Criação artística em que o autor revela uma leitura exclusiva e original da realidade.
6 Lit Prosa literária criada a partir de elementos imaginários fundados na realidade e/ou de elementos reais introduzidos no mundo da imaginação; ficcionalismo, ficcionismo, literatura de ficção: Gosto de todos os gêneros literários, porém prefiro ler ficção.
7 O conjunto da obra literária de determinado escritor, de uma estética literária, de um país, de uma região etc.; narrativa: A ficção de Machado de Assis é admirada no mundo inteiro.
EXPRESSÕESFicção científica, Lit, Teat, Cin, TV: obra artística cujo enredo se baseia numa visão fantasiosa, porém, muitas vezes, admissível a respeito dos desenvolvimentos científicos ou tecnológicos modernos.
Não ficção: denominação genérica para qualquer tipo de trabalho literário (crítica, crônica, ensaio etc.) que não se caracteriza como obra de ficção (conto, novela, romance etc.).
ETIMOLOGIAlat fictĭo.
Topo ↑