feijão-fradinho
fei·jão-fra·di·nho

sm
Agr
1 Trepadeira anual e ereta (Vigna unguiculata), da família das leguminosas, de origem incerta, provavelmente da África tropical, de caules estriados, com folhas trifoliadas e estípulas na base do pecíolo; suas flores são violáceas ou amarelo-esverdeadas, em pequenos racemos axilares, e seus frutos em vagens glabras, lineares e cilíndricas, com numerosas sementes alimentícias e de alto valor nutritivo; também é cultivada como forragem e como adubo verde.
2 A semente dessa planta, de cor branca ou amarelada com hilo castanho ou preto, utilizada em ensopados e no preparo do acarajé e do abará; fradinho.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARESSin: boca-preta, ervilha-de-vaca, feijão-alfanje, feijão-careta, feijão-carita, feijão-chicote, feijão-de-boi, feijão-de-corda, feijão-de-frade, feijão-de-macáçar, feijão-de-olho-preto, feijão-de-vaca, feijão-gurutuba, feijão-lagartixa, feijão-macáçar, feijão-mineiro, feijão-miúdo, feijãozinho-da-índia. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARESPl: feijões-fradinhos e feijões-fradinho.
ETIMOLOGIAvoc comp.
Topo ↑