cena
ce·na

sf
1 Teat Tablado, geralmente de madeira, que contém os cenários, onde atores, bailarinos, cantores, mágicos etc. se apresentam para o público; palco.
2 Teat Cada uma das unidades de ação de uma peça, cuja divisão é feita conforme a entrada e saída dos atores no palco; cena francesa.
3 Cin, Teat, TV, Lit Cada uma das situações ou passagens de um filme, peça, novela, romance etc.
4 Cin, TV V cenário1, acepção 1.
5 A arte de representar ou do espetáculo.
6 Cin, TV Parte de um filme que localiza certa situação em que tomam parte as mesmas personagens, podendo abranger diversos planos ou tomadas.
7 Qualquer ação que se passa no âmbito de visão do observador: “[…] ele atribuía a prisão à carta que escrevera ao presidente, protestando contra a cena que presenciara na véspera” (LB2).
8 Conjunto amplo de componentes naturais que se observa no espaço externo; cenário, paisagem, panorama: “Sento-me à máquina, escrevo a primeira frase e, como numa polaroid a jato, a memória revela – é um flash! – a cena por inteiro!” (Z1).
9 fig Ato ou acontecimento impróprio, considerado censurável ou escandaloso: “[…] sangue saindo pelas orelhas. Uma cena terrível de admirar. O padre Ângelo até veio apressadinho, água benta na mão” (TM1).
10 fig Ato de fingir ou enganar; fingimento, fita.
11 fig Ato ou fato do cotidiano que impressiona, chama a atenção ou desperta o interesse: “[…] assomou à janela, tomando ainda o café de depois do jantar, indiferente, já habituada àquelas cenas” (AA1).
12 Situação ou conjunto de situações do panorama nacional ou internacional que caracteriza um estado de coisas.
EXPRESSÕESCena cômica, Teat: a comédia.
Cena francesa, Teat: V cena, acepção 2.
Cena lírica, Teat: a ópera.
Cena muda: a) Teat a que não apresenta diálogo, porém apenas gestos; b) Cin cinema mudo.
Cena trágica, Teat: a tragédia.
Em cena: a) Teat representado no palco: “[…] foi largando a mantilha e viu os dois atores que tinham ficado em cena ainda nas posições do último quadro” (MAA); b) Cin em cartaz.
Entrar em cena, fig: a) entrar em ação: “Os quadrinhos entraram em cena, conquistando milhares de adeptos” (SK); b) aparecer, surgir: “[…] o outro significado da palavra ‘comum’, o de coisa vulgar e ordinária, acaba entrando em cena” (LZ2).
Fazer cena, fig: dar escândalo: “Quando ela foi mesmo, ele não falou muito nem fez cena, comportou-se como tinha prometido” (JU).
Pôr em cena, Teat: encenar, montar.
Roubar a cena, Cin, Teat, TV: a) salientar-se indevidamente mais do que os outros atores, a ponto de atrair para si a atenção que, conforme o texto, seria de outras personagens; b) superar os demais atores.
Sair de cena: a) Teat retirar-se do palco: “Contudo, logo demonstraria sua incompetência e sairia de cena fazendo filmes para a televisão” (RN); b) Teat sair de cartaz; c) fig ir embora, desaparecer: “E havia um sol enorme que se punha, resistindo ainda a sair de cena, por trás da cidade” (LA2); d) fig deixar de manifestar-se; calar-se.
ETIMOLOGIAgr skēnē, como esp escena.
Topo ↑