parque
par·que

sm
1 Terreno mais ou menos extenso, arborizado, cercado ou não, destinado ao passeio e à recreação: “Também não sairei mais pelo parque do Flamengo olhando as árvores, os troncos, a raiz, as folhas, a sombra, escolhendo a árvore que eu queria ter, que eu sempre quis ter, num pedaço de chão de terra batida” (RF).
2 Jardim público arborizado destinado ao lazer.
3 Aeron, Mil Local para abrigar viaturas, aeronaves e material de artilharia, com área reservada para serviços de reparo e manutenção dos mesmos.
EXPRESSÕESParque de diversões: terreno geralmente extenso, cercado e equipado com brinquedos para adultos e crianças (montanha-russa, roda-gigante etc.), assim como praça de alimentação, estacionamento etc.: “O Sem-Pernas já tinha mesmo certo dia em que penetrou num Parque de Diversões armado no Passeio Público chegado a comprar entrada para um, mas o guarda o expulsou do recinto porque ele estava vestido de farrapos” (JA).
Parque empresarial: grupo de fábricas, empresas ou armazéns, geralmente nas proximidades de uma cidade.
Parque gráfico: conjunto de empresas gráficas de uma instituição (geralmente jornalística ou editorial), ou de um município, estado ou país.
Parque industrial: conjunto das indústrias de uma cidade, um estado ou um país.
Parque infantil: terreno geralmente pequeno, cercado e equipado com brinquedos de recreação para crianças.
Parque nacional: área natural, geralmente extensa, demarcada e protegida pelo governo, por sua fauna e flora rica em espécies a serem preservadas, além de sítios de interesse geológico, científico e recreativo.
Parque temático: parque de diversões baseado e relacionado a um tema específico como água ou viagens espaciais, ou mesmo a um personagem de histórias em quadrinhos (Turma da Mônica, Mickey Mouse etc.).
ETIMOLOGIAfr parc.
Topo ↑