tabacota·ba·cosm1 Bot Planta herbácea anual (
Nicotiana langsdorffii), da família das solanáceas, nativa do Centro-Oeste, Sul, Sudeste e parte do Nordeste do Brasil, abundante na Bahia, de folhas alternas e sésseis, com pequenas flores violáceas, esverdeadas ou alvacentas interiormente, frutos capsulares ovoides, apreciada pelas folhas com propriedades medicinais e por sua utilização na produção de rapé; fumo, fumo-bravo, fumo-bravo-de-minas.
2 Bot Planta herbácea tomentosa (
Nicotiana rustica), da família das solanáceas, que vegeta no México, no leste dos Estados Unidos da América, na Europa e na Ásia, de caule revestido de pelos, folhas largas, suborbiculares, que se destacam pelo alto teor de nicotina nelas contido, com flores amareladas e frutos capsulares arredondados. Suas folhas são utilizadas como fumo, como inseticida, na produção de ácido cítrico etc.; fumo, fumo-agreste, fumo-brasileiro, fumo-de-paisano, fumo-roxo.
3 Bot Planta herbácea (
Nicotiana tabacum), da família das solanáceas, nativa do continente americano, de folhas largas, oblongas e macias, flores perfumadas, róseas e tubulosas, que despontam na parte terminal dos racemos, e frutos capsulares elípticos. Suas folhas, quando dessecadas, constituem o fumo para produção de charutos, cigarros, rapé etc., além de serem utilizadas como pesticida e vermicida; fumo.
4 Folhas dessas plantas que, depois de dessecadas, manufaturadas ou industrializadas, são consumidas para inalar, mastigar ou mascar; fumo:
“Três marujos ingleses bebiam gengibirra, cantando, ébrios, na sua língua e mascando tabaco” (AA1).
5 Produto que resulta da preparação das folhas dessas plantas, utilizado como cigarro, charuto ou medicamento:
“[…] mais adiante instalara-se um cigarreiro, que ocupava nada menos de três números na estalagem e tinha quatro filhas e dois filhos a fabricarem cigarros, e mais três operárias que preparavam palha de milho e picavam e desfiavam tabaco” (AA1).
6 Conjunto de cigarros empacotados.
7 Reg (N.E.) V rapé.
8 Reg (N.E.),
vulg A genitália feminina; vulva.
EXPRESSÕESTabaco de caco:
V caco, acepção 7.
Apanhar para seu tabaco: ser repreendido.
Não ganhar para o tabaco,
coloq: ganhar muito pouco como salário.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARESSin (acepções 1, 2 e 3):
betum,
petema,
peti,
petima,
petum,
petume,
potum.
ETIMOLOGIAtaino tabaco, via
esp.