andorinhaan·do·ri·nhasf1 Zool Denominação comum às pequenas aves passeriformes geralmente migratórias, da família dos hirundinídeos, de distribuição mundial, com asas longas e pontiagudas, bico curto e chato, em geral, de corpo preto-azulado e peito branco e de voo muito rápido.
2 Zool Ave migratória (
Notiochelidon cyanoleuca), da família dos hirundinídeos, que habita grande parte da América do Sul, com a parte superior do corpo de coloração azul e a parte inferior branca; andorinha-de-bando, andorinha-pequena.
3 Zool Ave migratória (
Progne chalybea), da família do hirundinídeos, que ocorre na América tropical, com plumagem azul e branca e cauda bifendida; andorinha-de-casa, andorinha-dos-beirais, andorinha-grande, taperá.
4 Zool Ave passeriforme migratória (
Hirundo rustica erythrogaster), da família dos hirundinídeos, que habita a América, com o dorso preto tirante a azul, retrizes brancas e uma mancha avermelhada na garganta, que nidifica em penhascos e, durante o inverno, migra do hemisfério norte para a Argentina; andorinha-de-bando, andorinha-do-pescoço-vermelho.
5 Zool Ave passeriforme (
Stelgidopteryx ruficollis), da família dos hirundinídeos, habitante da América tropical, migratória no Sul do Brasil, com o dorso e o peito escuros e a garganta avermelhada; uiriri.
6 Grande veículo fechado para transporte de mobílias nas mudanças domiciliárias.
7 Lancha a vapor.
8 Reg (S.) Dança,
Etnol Espécie de fandango para adultos em regiões rurais, com canto e sapateado.
9 Reg (RS) Prostituta que percorre várias cidades à procura de clientes.
10 Reg (RJ) Dança,
Etnol V mana-chica.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARESVoz:
chilra,
chilreia,
gazeia,
gorjeia,
trinfa,
trissa,
zinzilula.
Col:
revoada.
ETIMOLOGIAlat vulg *
hirundinam, como
esp golondrina.