conjunto
con·jun·to

adj
1 Diz-se daquilo que ocorre em simultaneidade ou concomitância com outro elemento qualquer, a ele se somando em estreita relação; agregado, somado, reunido, ligado.
2 Que se localiza em lugar próximo; anexo, contíguo, adjacente.
sm
1 Reunião dos elementos ou das partes que constituem um todo.
2 Agrupamento de pessoas envolvidas em uma atividade comum; equipe, time, corpo.
3 Grupo de artistas (cantores, dançarinos, músicos etc.) com formação estável que interpreta ou executa a mesma composição; companhia, banda, coro etc.
4 Coleção ou reunião de objetos, utensílios etc. que apresentam uma característica comum ou se destinam à mesma finalidade.
5 A soma total de vários elementos; totalidade.
6 Resultado ou eficácia que resulta do trabalho produzido coletivamente, com a soma dos esforços dos componentes de um grupo, associação, escola etc.; unidade.
7 Traje, feminino ou masculino (este geralmente esportivo), composto de peças combinadas para ser usadas juntas: calças e blazer, saia e casaco, vestido e casaco etc.; costume, terninho.
8 Mat Conceito primitivo, de difícil precisão e definição, que corresponde à ideia intuitiva de reunião, coleção ou agrupamento de objetos ou elementos, determinados e diferenciáveis, próprios da realidade exterior ou oriundos das construções do pensamento.
9 V conjunto residencial.
EXPRESSÕESConjunto aberto, Mat: a) conjunto em que pelo menos um ponto de acumulação no espaço topológico não lhe pertence, tornando-o aberto; conjunto cujo complemento é fechado; b) Ling: aquele cujo número de componentes está sujeito a constantes acréscimos (p ex, o conjunto dos adjetivos ou substantivos).
Conjunto bem-ordenado, Mat: aquele em que todo subconjunto apresenta um elemento menor que os demais, estabelecendo uma ordem em relação aos outros elementos.
Conjunto compacto, Mat: conjunto infinito em que todo subconjunto apresenta ao menos um ponto de acumulação que pertence ao conjunto.
Conjunto complementar, Mat: conjunto que deve ser somado a outro para constituir um terceiro; dada a diferença A-B, dizemos que B é um subconjunto de A, complementar, quando todo elemento pertencente a A não pertence a B; complemento.
Conjunto conexo, Mat: conjunto que não pode ser separado em dois subconjuntos fechados e disjuntos porque apresentam pelo menos um ponto em comum.
Conjunto conjugado, Mat: aquele que resulta quando um elemento de um conjunto transforma-se por causa dos componentes de um grupo de transformações.
Conjunto contínuo, Mat: V continuum.
Conjunto crítico, Eng Nucl: V montagem crítica.
Conjunto de Cantor, Mat: conjunto constituído a partir do conjunto dos números reais, no intervalo fechado [0,1], e que resulta da sucessiva exclusão de todos os números do terço médio central de cada subintervalo (os do terço médio, a seguir os do terço médio dos intervalos resultantes e assim sucessivamente, ad infinitum); descontínuo de Cantor; conjunto ternário de Cantor.
Conjunto derivado, Mat: aquele formado pelos pontos de acumulação de um conjunto.
Conjunto discreto, Mat: aquele que não apresenta pontos de acumulação, como, por exemplo, o conjunto dos números inteiros.
Conjunto disjunto, Mat: aquele que não tem elementos em comum com outro conjunto.
Conjunto enumerável, Mat: conjunto cujos elementos podem ser postos em correspondência biunívoca com os inteiros naturais.
Conjunto fechado; Mat: a) aquele que apresenta o complemento fechado, contendo todos os seus pontos de acumulação; b) Ling: aquele constituído por um número limitado e invariável de elementos, como, por exemplo, o dos morfemas gramaticais, pronomes, preposições etc.
Conjunto finito, Mat: aquele que pode ser colocado em correspondência biunívoca apenas com um subconjunto limitado de números naturais; conjunto que tem um número limitado de elementos.
Conjunto habitacional, Arquit, Urb: V conjunto residencial.
Conjunto infinito, Mat: aquele que pode ser colocado em correspondência biunívoca não apenas com os seus próprios membros, mas também com os membros de um de seus subconjuntos; conjunto formado de um número ilimitado de elementos.
Conjunto isolado, Mat: aquele que se constitui apenas de pontos isolados, de forma que não contém nenhum de seus pontos de acumulação.
Conjunto nulo, Mat: V conjunto vazio.
Conjunto ordenado, Mat: conjunto caracterizado por uma relação de ordem entre seus elementos.
Conjunto perfeito, Mat: conjunto fechado, idêntico a seu conjunto derivado.
Conjunto residencial, Arquit, Urb: a) grupo de casas ou prédios destinados a residência, em geral construídos simultaneamente, atendendo a um projeto arquitetônico comum com o objetivo de reduzir os custos da construção, distribuídos em uma mesma área, muitas vezes dotados de razoável infraestrutura urbana com escolas, transporte, comércio etc.; conjunto, conjunto habitacional; b) simples agrupamento de moradias e prédios residenciais construídos em áreas próximas.
Conjunto ternário de Cantor, Mat: V conjunto de Cantor.
Conjunto unimodal, Estat: aquele que possui apenas uma só moda.
Conjunto vazio, Mat: aquele que não possui nenhum elemento, indicado pelo símbolo Ø ou por apenas um par de chaves vazio { }; conjunto nulo.
ETIMOLOGIAlat conjunctus.
Topo ↑