atirar
a·ti·rar

vtd, vtdi e vpr
1 Arremessar(-se), arrojar(-se), lançar(-se) com força e rapidez: Atirar uma pedra. “[…] Zulmira […] atirava migalhas de pão para as galinhas […]” (AA1). “[…] as crianças […] vieram cá fora tomar banho debaixo das goteiras […] atirando-se ao chão […] fingindo que nadavam” (AA1).
vtd, vti e vint
2 Disparar arma de fogo ou de arremesso, alvejar: atirar uma granada. Estes caçadores dificilmente erram quando atiram.
vint
3 Despedir coices; escoicear: A sua besta atira a torto e a direito.
vtd
4 Estender ao comprido; alongar, distender, estirar: Deitou-se e atirou as pernas cansadas.
vpr
5 Arremeter contra; atacar: Atirar-se aos inimigos.
vpr
6 fig Tentar com arrojo; lançar-se com entusiasmo; arrojar-se, lançar-se, meter-se: Atirava-se frequentemente a pesquisas de laboratório.
vti
7 fig Ter disposição ou vocação para; inclinar, propender, tender: Atirava visivelmente para a carreira artística.
vpr
8 fig Encaminhar-se, dirigir-se com resolução: Cansado de esperar, atirou-se sozinho para o cinema.
vpr
9 Entregar-se por inteiro; consagrar-se, dedicar-se, devotar-se: “[…] o rapaz atirou-se à labutação ainda com mais ardor, possuindo-se de tal delírio de enriquecer, que afrontava resignado as mais duras privações” (AA1).
vti e vint
10 Reg (CE) Nas danças de roda, convidar (alguém) para dançar, sapateando em sua direção: Atirou na melhor dançarina da festa. Foi para o meio do salão, escolheu uma das dançarinas e começou a atirar.
vtdi
11 fig Dizer em voz alta, em geral com palavras injuriosas; dirigir, falar, lançar: Atirar insultos aos professores. EXPRESSÕESAtirar no que vê e acertar o que não vê: conseguir resultado diferente do pretendido. ETIMOLOGIAder de a1+tirar, como fr attirer.
Topo ↑