socialismo
so·ci·a·lis·mo

sm
Polít
1 Toda doutrina que prega um sistema econômico e político que se fundamenta na socialização dos sistemas de produção e no controle estatal dos setores econômicos.
2 Perspectiva política que advoga o planejamento e a regulação da vida social, de acordo com metas coletivas.
3 Sistema que pretende diminuir as desigualdades e atender às parcelas mais carentes da população.
4 Conjunto de partidos, políticos, pensadores etc. que defendem essas ideias.
EXPRESSÕESSocialismo científico, Polít: socialismo associado principalmente aos marxistas que, partindo da análise crítica e científica do capitalismo e suas contradições, propõe uma ação mais prática e direta contra o capitalismo, por meio da organização da revolucionária classe trabalhadora.
Socialismo cristão, Polít: movimento que surgiu no meado do século XIX dentro da Igreja anglicana e que defendia a ideia de que o socialismo para ser eficaz deveria basear-se em princípios cristãos.
Socialismo real, Polít: socialismo implantado na antiga União Soviética, nos países do Leste Europeu, na China, no Vietnã e em Cuba que acabou por suprimir a tradição democrática do socialismo, no que se refere à função do Estado, dos partidos políticos, suas relações com a classe trabalhadora e a gestão da economia.
Socialismo utópico, Polít: doutrina desenvolvida na primeira metade do século XIX por Robert Owen (1771-1858), Claude Henri de Saint-Simon (1760-1825), Charles Fourier (1772-1837), entre outros, que advogava certas mudanças sociais e políticas, a fim de que se alcançasse uma sociedade mais justa e igualitária, sem apresentar, no entanto, os meios pelos quais essas mudanças se concretizariam.
ETIMOLOGIAder de social+ismo, como fr socialisme.
Topo ↑