robalo
ro·ba·lo

sm
Zool
1 Denominação comum aos peixes teleósteos perciformes, do gênero Centropomus, da família dos centropomídeos, encontrados em toda a costa brasileira e cujas espécies se distinguem umas das outras pelo número de escamas laterais e de espinhos nas nadadeiras; camorim, camuri, camurim.
2 Peixe (Centropomus undecimalis) encontrado nos Estados Unidos e em toda a costa brasileira, com aproximadamente 1,5 m de comprimento, de corpo alongado e coloração prata, com uma linha lateral negra bem saliente; camurim-açu, camuripeba, robalão, robalo-bicudo, robalo-flecha, rolão.
3 Peixe (Centropomus paralellus) encontrado na costa da Flórida (EUA) e em toda a costa brasileira, com aproximadamente 0,5 m de comprimento, de dorso esverdeado e ventre prateado; camburiapeva, camurim-branco, camurim-corcunda, camurim-tapa, camuripeba, cangurupeba, congoropeba, peba.
4 Peixe (Centropomus ensiferus) encontrado em toda a costa do Atlântico ocidental tropical, com aproximadamente 25 cm de comprimento, de coloração prateada e com manchas amarelas na cabeça; camorim-peba, camurim-sovela, camuripeba, robalete.
5 Peixe (Centropomus pectinatus) encontrado na costa dos Estados Unidos e em todo o litoral nordestino brasileiro, com aproximadamente 40 cm de comprimento, de dorso cinza e ventre esbranquiçado; camurim-sovela.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARESDim irreg: robalete.
ETIMOLOGIAalt de *lobarro, como esp lobarro e róbalo.
Topo ↑