trabalhotra·ba·lhosm1 Conjunto de atividades produtivas ou intelectuais exercidas pelo homem para gerar uma utilidade e alcançar determinado fim:
Ele sempre se dedicou ao trabalho acadêmico.2 Atividade profissional, regular, remunerada ou assalariada, objeto de um contrato trabalhista:
Conseguiu seu primeiro trabalho quando tinha 18 anos.3 O exercício dessa atividade:
O trabalho de um professor é muito mal remunerado.4 Local onde se exerce essa atividade:
Saiu para o trabalho muito cedo.5 Qualquer obra (manual, artística, intelectual) realizada; empreendimento, realização:
Seu trabalho à frente do coral é fantástico.6 A feitura ou execução de uma obra; lavor:
O trabalho que ele executa na pedra-sabão é belíssimo.7 Ação ou maneira de executar uma tarefa, de utilizar um instrumento:
Seu trabalho com nanquim é perfeito.8 Tarefa a ser cumprida; serviço:
“A Bruxa, indiferente, não interrompera sequer o seu trabalho; ao passo que a das Dores, de mãos nas cadeiras […], um cigarro no canto da boca, encarava desdenhosa a sanha daquele marido […]” (AA1).
9 Esmero ou cuidado empregado na feitura de uma obra ou de um serviço:
Teve muito trabalho para entregar a reforma da casa com um alto padrão de qualidade.10 Qualquer tarefa que é ou se tornou uma obrigação ou responsabilidade de alguém; dever, encargo:
Meu trabalho passou a ser a coordenação das tarefas dos monitores que participariam do congresso.11 Tarefa escolar com prazo de entrega predeterminado, feita individualmente ou um grupo, geralmente fora do estabelecimento de ensino, envolvendo pesquisa e maior reflexão:
Ainda não consegui terminar o trabalho de história.12 Conjunto de exercícios objetivando desenvolvimento e aprimoramento físico, artístico, intelectual etc.:
O preparador físico já definiu o trabalho que fará com os jogadores.13 Esforço incomum; faina, lida, luta:
“Achava que estava ficando velho, só lhe nasciam filhas com todas as mulheres, a vida se tornava cada vez mais difícil e então queria passar uns dias descansando, sem o trabalho pesado da caça” (JU).
14 Ação exercida por elemento natural de forma progressiva e contínua e o efeito dessa ação sobre o meio.
15 Resultado útil da ação e do funcionamento de um aparelho, de um maquinismo etc.:
O trabalho do trator é indispensável para a movimentação de terra e cascalhos na construção de estradas.16 Biol Conjunto de fenômenos que ocorrem em determinada matéria, produzindo alteração de sua natureza e forma.
17 Movimento produzido nos materiais industriais.
18 Econ,
Polít Atividade humana caracterizada como fator principal da produção de bens ou serviços.
19 Filos No marxismo, atividade de transformação do trabalhador que, além de tirar da natureza os bens necessários para sua subsistência, usa sua força produtiva para criar uma nova ordem social, política e econômica com a emancipação do proletariado e a socialização dos meios de produção.
20 Fís Grandeza escalar obtida do produto dos vetores força e deslocamento do seu ponto de aplicação, cuja unidade de medida no SI é o joule; é uma forma de transferir energia.
21 Rel Em cultos afro-brasileiros, principalmente na umbanda e na quimbanda, rituais realizados para alcançar objetivos de proteção e auxílio ou de malefícios e prejuízo a alguém:
Pediu a sua mãe de santo que fizesse um trabalho para ele conseguir um emprego.22 pej Execução de um delito:
O trabalho do intermediário do bicheiro era negociar o valor da aprovação das licitações superfaturadas.23 coloq Qualquer roubo ou assalto:
Aqui estão as joias, chefe. O trabalho foi executado com sucesso.trabalhossm pl1 Os exames, as discussões e as deliberações de uma assembleia, corporação, congresso, repartição etc.
2 Rel Nos cultos afro-brasileiros, as sessões em que as ações e práticas rituais se desenvolvem.
EXPRESSÕESTrabalho beneditino: o que exige muita paciência.
Trabalho braçal: serviço feito com o auxílio dos braços, sem auxílio de máquinas, e que exige grande força física.
Trabalho de cão: tarefa que exige grande esforço, tempo e que, geralmente, tem má remuneração.
Trabalho de cheio,
Gráf:
V composição corrida.
Trabalho de fôlego: o que é difícil ou longo, exigindo grande disposição e capacidade.
Trabalho de parto,
Med: conjunto das atividades que envolvem as diversas partes de um parto (rompimento da bolsa, contrações etc.) até o nascimento do bebê.
Trabalho de Sísifo: trabalho estafante e inútil porque, uma vez acabado, é preciso recomeçá-lo.
Trabalho de sopa: trabalho oculto; ardil, trama contra alguém.
Trabalho doméstico: aquele prestado por alguém, continuamente, numa residência, com direito de receber salário mínimo, décimo terceiro, salário, repouso semanal remunerado, aposentadoria etc.
Trabalho elétrico,
Fís: trabalho que se realiza ao se deslocar uma carga elétrica na presença de um campo elétrico.
Trabalho escravo: todo trabalho ou serviço exigido de uma pessoa sob a ameaça de sanção e para o qual esta não se tenha oferecido espontaneamente.
Trabalho formal: trabalho com benefícios e carteira profissional assinada.
Trabalho infantil: toda forma de trabalho exercido por crianças e adolescentes, abaixo da idade mínima legal permitida para o trabalho, conforme a legislação de cada país.
Trabalho informal: trabalho sem vínculos ou benefícios fornecidos por uma empresa, sem carteira assinada, renda fixa e férias pagas; incluem-se nesta categoria os camelôs, os feirantes, as prostitutas etc.
Trabalho líquido,
Fís: a diferença entre o trabalho total de um sistema e o trabalho relativo ao volume de um fluido que, escoando, é submetido a diferentes pressões.
Trabalho no eixo,
Fís: o trabalho feito por um eixo em rotação.
Trabalho virtual,
Fís: trabalho que se realizaria se um sistema físico passasse por deslocamentos infinitesimais.
Trabalho voluntário: toda atividade desempenhada por um prestador do serviço ou trabalho, sem recebimento de qualquer remuneração ou auferimento de lucro.
Agradecer o trabalho,
Reg (SE): demitir-se do emprego.
Dar-se ao trabalho de: incomodar-se com.
Dar trabalho:
a) causar preocupação;
b) demandar atenção, esforço.
Intensivo em trabalho,
Econ: diz-se de atividade produtiva que, em relação a outros participantes do processo de produção (matérias-primas, maquinário etc.), emprega grande quantidade de mão de obra.
ETIMOLOGIAder regr de
trabalhar.