parecer
pa·re·cer

vlig e vpr
1 Ter aparência de, ser parecido com; assemelhar-se: “Mas um mulato longilíneo, de brinco na orelha esquerda, cabelo alisado e óculos escuros, desce pela porta de trás e convida-me a entrar no carro. Sento-me entre ele e um que parece seu irmão gêmeo […]” (CB). “Fisicamente, o perito se parece com o governador Mário Covas, é até mesmo extraordinária a semelhança” (CA).
vlig
2 Causar a impressão de; aparentar: “O balconista de rosto pálido vira o rosto, e minha ex-mulher, atrás do balcão, faz uma boca que parece estar prendendo o riso” (CB).
vti e vint
3 Apresentar-se, de certa forma, na mente de alguém, dar a ideia de; afigurar-se.
vti
4 Suscitar a opinião ou o pensamento de alguém.
vint
5 Ser crível, provável ou verosímil: Parece que ele é realmente culpado dos delitos que lhe são imputados.
sm
1 Aspecto físico geral; aparência.
2 Modo de pensar ou de julgar; conceito, juízo, opinião.
3 Opinião especializada dada por perito em determinado assunto: “Sérgio Leite fora o perito que fizera o parecer que prevaleceria, tanto na fase policial como na judicial, no inquérito e processo abertos para apurar as causas do acidente na Rio-São Paulo” (CA).
4 Jur Opinião ou esclarecimento por jurisconsulto, em forma de manifestação, sobre determinada questão submetida a sua consideração.
EXPRESSÕESAo que parece: ao que tudo indica, pelo que se vê: “– E mesmo a pequena tem um doutorzinho de boa família; que lhe ronda muito a porta… E ela, ao que parece, não lhe faz má cara… – Ah! nesse caso é deixá-los lá arranjar a vida!” (AA1).
ETIMOLOGIAlat vulg *parescere.
Topo ↑