gancho
gan·cho

sm
1 Instrumento de metal, madeira etc., curvo e ordinariamente pontiagudo em um ou em ambos os extremos, que serve para agarrar ou suspender objetos.
2 Grampo em forma de U usado para prender os cabelos.
3 V anzol, acepção 1.
4 Parte da calça em que se juntam as duas pernas.
5 Rede de pesca esticada acima da água, sobre as varas de um cercado.
6 Reg (RJ), coloq Curral para peixes e crustáceos (especialmente camarões e tainhas).
7 Esp No boxe, golpe em que o braço, semiflexionado, descreve um arco de circunferência.
8 Parte de aparelho telefônico antigo onde se engancha o auscultador quando o telefone não está em uso: “Quatro anos e meio vivi com essa mulher. Mas vivi de me trancar com ela, de café na cama, de telefone fora do gancho, de não dar as caras na rua” (CB).
9 Jorn Início de uma matéria jornalística escrita de modo a prender a atenção do leitor e a interessá-lo pelo restante do texto.
10 Comum coloq Recurso criado com o objetivo de prender a atenção do leitor, do ouvinte ou do espectador e fazê-lo interessar-se pela continuidade do texto, da ação cênica, de uma peça publicitária etc.
11 Art Gráf, coloq Termo usado pelos revisores para designar o ponto de interrogação.
EXPRESSÕESGancho da linha, Gráf: lâmina em forma de arpão que, na monotipo, apanha a linha no canal da fundidora para levá-la até a galé.
Gancho de parada, Aeron: dispositivo retrátil instalado sob a cauda de aeronave que opera em porta-aviões e se destina a prender-se a um dos cabos transversais de parada nele existentes, de modo a desacelerar a corrida de pouso.
Tirar a gancho, p us: obter com grande esforço ou dificuldade.
ETIMOLOGIAesp gancho.
Topo ↑