faveiro
fa·vei·ro

sm
Bot
1 Árvore (Platypodium elegans) da família das leguminosas, originária do Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, de folhas penadas, flores amarelas ou alaranjadas, dispostas em racemos axilares e vagens amarelas, coriáceas, com uma semente; amendoim-bravo, ipê-branco, jacarandá, jacarandá-banana, jacarandá-branco, jacarandá-do-campo, jacarandarã, jacarandazinho, óleo-branco, pau-amendoim, pau-de-fava, secupiruna, vilão, viravó.
2 Árvore (Pterodon pubescens) da família das leguminosas, originária do Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, de flores vermelho-pálidas, dispostas em panículas, vagens drupáceas com semente dura e porosa e madeira pesada, com cerne que varia do castanho-claro ou castanho-rosado ao castanho ou ao avermelhado, muito usada na fabricação de estacas, postes, vigas, caibros, tábuas e tacos para assoalhos, esquadrias, implementos agrícolas etc.
3 Árvore (Pterodon emarginatus) da família das leguminosas, originária do Centro-Oeste e do Sudeste brasileiros, de flores rosa-claro e vagens amareladas com uma única semente, clara, alada e de estrutura esponjosa. Ocorre com muita frequência nos cerrados, tem crescimento lento e é de grande importância nos reflorestamentos mistos de áreas degradadas; fava-de-sucupira, sucupira-branca, sucupira-lisa.
4 Árvore (Pterogyne nitens) da família das leguminosas, originária do Brasil e do Paraguai; de folhas penadas, pequenas flores amarelas e vagens com uma só semente. É bastante usada como árvore ornamental e tem madeira muito indicada para uma grande variedade de usos, dentre os quais a fabricação de móveis finos, a carpintaria em geral, a construção civil etc.; amendoim, passarinho.
5 V barbatimão, acepção 2.
6 V canafístula, acepção 6.
7 V guapuruvu.
8 V coração-de-negro, acepção 1.
ETIMOLOGIAder de fava+eiro.
Topo ↑