dualismo du·a·lis·mo sm1 Toda doutrina que, diante de qualquer questão que se coloque em determinado domínio, admite dois princípios essencialmente irredutíveis (por exemplo, o dualismo moral da natureza e da graça).
2 Filos Teoria segundo a qual tudo o que existe se baseia em dois princípios ou substâncias primordiais, opostos e dessemelhantes, como unidade e multiplicidade, Deus e mundo, espírito e matéria, corpo e alma. Exemplos mais específicos dessas oposições: o princípio do bem e um princípio do mal que lhe é coeterno, para Zoroastro (século VII a.C.); aparência e realidade, para os pré-socráticos e para a filosofia de todos os tempos; formas e mundo, para Platão (427-347 a.C.); matéria e forma, para Aristóteles (385-322 a.C.); existência e essência, para a filosofia medieval; pensamento e matéria, para Descartes (1596-1650); fato e valor, para David Hume (1711-1776); fenômenos empíricos e princípio numeral, para Immanuel Kant (1724-1804).
3 Filos Teoria ontológica segundo a qual a mente e o corpo possuem existências independentes, o que faz com que tenham essências ou naturezas totalmente diversas.
4 Rel Doutrina religiosa que concebe o mundo como a coexistência de dois poderes ou princípios, como, por exemplo, sagrado e profano, trevas e luz, masculino e feminino.
5 Polít Divisão do Poder Legislativo em dois órgãos (no Brasil, o Senado e a Câmara dos Deputados).
Quím,
ant Teoria de que todos os compostos químicos definidos eram binários e consistiam em dois elementos distintos, simples ou complexos, com propriedades elétricas opostas.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARESAntôn (acepção 2):
monismo.
EXPRESSÕESDualismo onda-partícula,
Fís:
V dualidade onda-partícula.
ETIMOLOGIAder de
dual+ismo, como
fr dualisme.