histeria
his·te·ri·a

sf
1 Psic, Psicol Psiconeurose que se caracteriza por falta de controle de atos e emoções e por grande variedade de outros sintomas que muitas vezes simulam doenças orgânicas (supunha-se que tinha origem no útero).
2 Psic, Psicol Neurose que se caracteriza por uma série de manifestações funcionais de aparência orgânica, como crises nervosas, catalepsia, paralisias etc., além de distúrbios psíquicos como o onirismo, a amnésia, a mitomania e outros.
3 Manifestação de sintomas emocionais e/ou físicos de natureza idêntica, que se apresenta em forma de um comportamento irracional de um grupo de pessoas diante de um acontecimento: Na passeata havia uma histeria coletiva.
EXPRESSÕES
Histeria de angústia, Psic: psiconeurose que se caracteriza por ansiedade manifesta e na qual o ego ativa suas defesas a fim de evitar situações que provoquem, especificamente, a angústia, uma vez que elas representam tentações, punições, ou ambas as coisas; neurose fóbica.
Histeria de conversão, Psic: aquela que se caracteriza pela substituição dos sintomas físicos de ansiedade através de transformação psíquica, verificando-se, portanto, uma dissociação das funções mentais ou corporais.
ETIMOLOGIAvoc comp do gr hystéra+ia1, como fr hystérie.
Topo ↑