feroz fe·roz adj1 Que apresenta instinto de fera; fero, selvagem:
“A primeira que se pôs a lavar foi a Leandra, por alcunha a ‘Machona’, portuguesa feroz, berradora, pulsos cabeludos e grossos, anca de animal do campo” (AA1).
2 fig Que revela crueldade; cruel, perverso:
O capataz, feroz, não se cansava de humilhar os empregados. 3 fig Que se manifesta de forma ameaçadora, com força violenta; fero, violento: “Foi assim que entre as duas dinastias antarenses, a dos Vacarianos e a dos Campolargos, começou uma feroz rivalidade, que deveria durar quase sete decênios, com períodos de maior ou menor intensidade […] (EV).
4 Que nada teme; destemido:
É conhecido no vilarejo como um indivíduo feroz, cujos feitos ficarão na história. 5 fig Que inspira medo ou terror; terrível:
“Eu resolvera passar o dia com os trabalhadores da estiva […]. Em pouco, a beira do cais ficou coalhada. Durante a última gréve, um delegado de polícia dissera-me: – São criaturas ferozes! Nem a tiro. Eu via, porém, essas fisionomias resignadas à luz do sol e elas me impressionavam de maneira bem diversa […]” (JR).
6 fig Que se faz sentir de modo muito intenso; extraordinário:
“João de Deus urrava e, de manhã, com uma enxaqueca feroz, teve de levar uma carta de Anselmo a um fabricante de águas gasosas que respondeu com muita lamúria, referindo-se às dificuldades da vida e à concorrência das águas estrangeiras […]” (CN).
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARESSup abs sint:
ferocíssimo.
ETIMOLOGIAlat ferocem, como
esp.