fazenda fa·zen·da sf1 Conjunto de bens; haveres, meios, patrimônio.
2 Econ Conjunto de recursos financeiros do poder público; erário, fisco, tesouro público:
“Imagina uns cem selistas à cata de selos intactos das carteirinhas e dos charutos; avalia em 5% os selos perfeitos de todos os maços de cigarros e de todos os charutos […] e calcula, após este pequeno trabalho de estatística, em quanto é defraudada a fazenda nacional diariamente […]” (JR).
3 Grande propriedade rural destinada à lavoura ou à criação de gado; herdade:
“Lembrava-se de como pouco tempo antes de ir morar na cidade com Daniel aceitara passar um mês numa fazenda longe da Granja, mesmo quando sentia aborrecimento e cuidado pelo que estava por suceder […] (CL). 4 Conjunto de gêneros ou produtos; mercadorias: “E, sempre que a Piedade de Jesus ia lá à taverna fazer as suas compras, a fazenda que lhe davam era bem escolhida, bem medida ou bem pesada” (AA1).
5 Qualquer tipo de pano ou tecido:
“O delegado levanta-se ligeiro, no que parece desfalcar o estofamento, pois seu paletó xadrez confundia-se com a fazenda inglesa do sofá” (CB).
6 fig Comportamento ou postura moral; caráter, jaez, natureza:
“Estava irritado, infeliz. Sentia a morte da amiga. […] Além de tudo, ele sentia aquela greve geral como um insulto dirigido à sua pessoa, à sua autoridade, à sua fazenda” (EV).
7 coloq,
obsol Mulher atraente, bonita.
EXPRESSÕESFazenda marinha: local de criação de frutos do mar.
Fazenda pública,
Adm,
Jur,
Econ: conjunto dos interesses de natureza patrimonial ou financeira do Estado, representados, inclusive, pela organização pública encarregada da gestão desses bens, riquezas ou interesses.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARESDim (acepção 3):
fazendinha,
fazendola.
ETIMOLOGIAlat facienda.